fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:29 Destaque, Regional Curitiba

Comitê dos bancários convida candidatos a assinarem carta de compromissos

O Comitê Popular de Luta (CPL) dos Bancários e Bancárias de Curitiba e região, juntamente com os CPLs por banco, começou a divulgar nesta segunda-feira, 26 de setembro, sua Carta às candidaturas de deputadas e deputados estaduais e federais.

O documento destaca a importância dos representantes eleitos para a Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara dos Deputados como ferramenta de organização e voz da classe trabalhadora junto às instancias de decisão e legislação, e convida as candidatas e candidatos progressistas a se comprometem com as pautas elencadas, assinando a carta. As pautas são:

– Melhores condições de trabalho;
– Combate ao assédio moral e sexual;
– Defesa dos direitos das mulheres, pela inclusão de pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e da luta antirracista;
– Aumento dos postos de trabalho;
– Valorização do salário-base com o piso do Dieese;
– Contra a precarização dos serviços públicos, pelo fortalecimento do INSS;
– Em defesa da saúde dos trabalhadores, pelo fortalecimento do SUS;
– Defesa das empresas públicas como instrumento para ampliar políticas públicas que beneficiem a classe trabalhadora;
– Revogação das reformas trabalhista e previdenciária que só fazem precarizar o trabalho empobrecendo os trabalhadores e beneficiando o grande Capital.

 Clique aqui para conferir a íntegra da carta.

O que são os Comitês de Luta?

Os Comitês Populares de Lutas são grupos da sociedade civil organizada em defesa da classe trabalhadora, pela vida e democracia. Trata-se de uma proposta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em aliança com o conjunto do movimento sindical e popular, para que o ano de 2022 seja de muita solidariedade, escuta, diálogo, organização e luta, rumo à reconstrução do Brasil.

Em outras palavras, os comitês são a expressão sindical de um amplo movimento social de trabalho e organização de base em defesa do Brasil e do povo brasileiro e buscam contribuir para elevar a consciência política da classe trabalhadora e sua mobilização para mudar os rumos do país. São inspirados no aprendizado histórico do sindicalismo combativo e dos movimentos populares e em experiências mais recentes de unidade e organização.

Além de organizarem-se nos locais de trabalho e junto às bases sindicais, atribuição prioritária dos sindicalistas, os comitês também buscam dialogar com a grande massa de trabalhadores e trabalhadoras que estão à margem dos direitos trabalhistas e da organização sindical.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close