fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:48 Notícias

Tebet em terceiro e vitória de Lula no primeiro turno, apontam trackings do MDB e PT

Trackings (veja abaixo o que são) da campanha de Simone Tebet (MDB) começaram a captar uma tendência de migração de voto útil, especialmente entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT). O mesmo tem ocorrido nos trackings da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A mudança cria na campanha de Simone a expectativa de que ela ultrapasse Ciro Gomes na corrida eleitoral. Ao mesmo tempo, na campanha de Lula gera a expectativa de que as pessoas acreditem que a eleição está definida e apressem o final da disputa votando no ex-presidente ou Bolsonaro já agora.

Lula está a poucos pontos de vencer no primeiro turno, o que significa que, ao se confirmarem as migrações, as eleições podem ser resolvidas já neste domingo (02).

De acordo com apuração da coluna de Malu Gaspar, até mesmo os mais aguerridos defensores de Simone Tebet reconhecem que é praticamente impossível mudar o rumo das intenções de voto neste momento, mesmo com um fato novo.

Migração aparece na campanha de Lula também

A percepção de migração de votos também aparece nos trackings diários da campanha de Lula, principalmente entre as mulheres que se declaravam indecisas. Em comum, essas mulheres têm o fato de serem católicas.

Muitos entre os pesquisados perderam algum parente por conta da covid-19 e rejeitam, não só a maneira como Bolsonaro se comportou durante a pandemia, como a imitação de um doente de covid com falta de ar, exibida em vídeos e materiais da campanha de Lula no horário eleitoral.

Os trackings do PT detectaram a movimentação pró-Lula ao longo dos últimos dias, tanto a partir de pesquisas qualitativas em profundidade com eleitores, quanto com grupos focais, em que um universo de pessoas troca impressões sobre a campanha eleitoral.

O que são os trackings

Trackings são pesquisas eleitorais diárias realizadas com um contingente menor do que as pesquisas convencionais. No tracking é acrescido um novo levantamento a cada quatro dias, concomitante ao descarte de dados mais antigos. Essa técnica é conhecida como média móvel.

Com informações da coluna de Malu Gaspar

Foto: Ricardo Stuckert/Marcelo Camargo/Agência Brasil/Montagem

Fonte: Revista Fórum

Close