fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:50 Notícias

FHC formaliza apoio a Lula. MDB libera filiados, e Simone Tebet votará no petista

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso formalizou, nesta quarta-feira (5), seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial. “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu FHC, que governou o país entre 1995 e 2002.

Ontem, o economista Armínio Fraga, presidente do Banco Central (BC) durante o período FHC, havia se manifestado pelo voto em Lula. Fraga já vinha sinalizando sua posição desde o evento de leitura da Nova Carta aos Brasileiros, no Largo São Francisco, São Paulo, em 11 de agosto. “As sociedades mais prósperas do planeta, aquelas onde reina a liberdade, a solidariedade, a prosperidade, são, todas, democracias”, discursou ele na ocasião.

Também antigos adversários do PT, quadros históricos do PSDB já aderiram a Lula. Aloysio Nunes, há meses, e depois José Serra, Tasso Jereissati e José Aníbal defendem o voto no ex-presidente petista no segundo turno, em nome da democracia.

A legenda que governou o país e há décadas comanda o estado de São Paulo vem minguando. Tinha 32 deputados federais na legislatura passada, e caiu para apenas 13, dos quais talvez a maioria se alinha a Jair Bolsonaro (PL). Mas o apoio do governador Rodrigo Garcia ao atual governante enfureceu a ala histórica do partido, os fundadores e membros mais antigos.

Além disso a aliança de Garcia provocou uma crise no governo de São Paulo. O secretário de ações Estratégicas do governo de São Paulo, Rodrigo Maia (PSDB), ex-presidente da Câmara dos Deputados, anunciou hoje sua demissão do cargo por discordar do governador. Mais secretários devem seguir Maia.

MDB libera, mas Tebet deve votar Lula

Por sua vez, o MDB oficializou, também nesta quarta, a decisão de liberar seus filiados para votarem em Lula ou Bolsonaro (PL). A ex-candidata do partido à presidência, Simone Tebet, vai declarar voto em Lula, afirma categoricamente a colunista da Folha de S. Paulo Mônica Bergamo.  

O MDB está rachado desde antes de a candidatura de Tebet ser confirmada. Caciques do partido, como os senadores Renan Calheiros (AL), Veneziano Vital do Rêgo (PB) e o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, sempre defenderam o voto em Lula, mas foram derrotados internamente.

Na nota em que anuncia sua posição, o MDB se autodeclara “o maior e mais democrático partido do País”, apesar de liberar o voto também em Bolsonaro. A legenda se diz a única “com presença em quase todos os municípios” e afirma que “tem convicções claras a favor da liberdade, da democracia e da soberania do povo brasileiro”.

Segundo a nota, “não há a menor dúvida de que ela (Simome Tebet) se consolidou como uma liderança nacional”. A agremiação informou que, “por ampla maioria, decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”.

“Em qualquer cenário, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito”, afirma o partido.

Fonte: RBA

Close