fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:12 Video

‘Eleição no Brasil determinará futuro do planeta‘, diz ‘New York Times‘. Confira vídeo legendado em português

O perfil The New York Times Opinion, do jornal norte-americano, publicou vídeo nesta quinta-feira (27), a três dias da eleição presidencial no Brasil, em que afirma que “o dia mais importante para o Planeta Terra e sua sobrevivência é o dia 30 de outubro”, quando o Brasil elege o presidente da República. O vídeo de sete minutos, intitulado A Eleição no Brasil determinará o futuro do planeta, destaca a líder índigena Txai Suruí, de Rondônia. Ela é apresentada como ativista que “processou seu próprio governo para agir contra as mudanças climáticas e pode explicar por que essa eleição também é problema seu”.

“Porque um candidato quer salvar a Amazônia, e o outro quer queimá-la. A maior floresta tropical do mundo é a minha casa”, diz Txai. Ela acrescenta que o resultado das eleições “ameaça não apenas tudo isso (e sai da frente da câmera, que mostra a floresta), mas tudo isso”. Nesse ponto, volta ao primeiro plano, indicando que a vitória de Bolsonaro é uma ameaça à floresta e a própria vida dos indígenas. “O que significa que o dia mais importante para o planeta Terra e sua sobrevivência – é 30 de outubro”, completa a voz que faz a narração.

O vídeo, de autoria da cientista ambiental Agnes Bridge e da economista Alessandra Orofino, mostra Bolsonaro prometendo acabar com o Ibama. “A elite do agronegócio brasileiro o ama por isso”, diz o texto. Em seguida, comenta o Projeto de Lei (PL) 2.633, conhecido como “projeto de lei da grilagem”, já aprovado na Câmara, mas não no Senado. “Vamos chamá-lo do que realmente é, a recompensa dos criminosos, dane-se a Amazônia, e que a Terra queime na lei do inferno”, diz a narração, pois “a lei daria terras desmatadas ilegalmente para os criminosos que as roubassem”.

Veja o vídeo

Fonte: RBA

Close