fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:14 Notícias

Pedidos de cassação de Carla Zambelli estão nas mãos de Arthur Lira

Parlamentares e advogados entregaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados uma série de pedidos de cassação da parlamentar Carla Zambelli (PL-SP). A bolsonarista perseguiu e ameaçou um homem com arma em punho em uma rua de um bairro nobre de São Paulo no último sábado (29). Agora, cabe ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), prosseguir com a ação. Ele deve enviar os pedidos para o Conselho de Ética, que decidirá sobre o futuro da deputada.

Entre os pedidos, está um protocolado em conjunto pelo PT e pela Rede Sustentabilidade. Os advogados dos partidos argumentam que Carla Zambelli cometeu uma lista de atos que podem complicar a continuidade de sua carreira legislativa. “A parlamentar pode, em tese, sofrer sanções por quebra de decoro parlamentar que, em último caso pode até mesmo levar à cassação do mandato. Além da clara violação, as circunstâncias fáticas do ocorrido precisam ser esclarecidas”, destaca o pedido.

A deputada teria abusado de privilégios dados ao cargo, o que fere o artigo 55 da Constituição, em seu parágrafo primeiro. “É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.”

O pedido ainda tem um trecho especial que foi encaminhado à Procuradoria-Geral de República para análise. Isso porque os advogados argumentam que a deputada deve responder criminalmente. Como parlamentar, ela tem foro privilegiado. O documento acusa a parlamentar de tentativa de homicídio, lesão corporal, perigo para a vida de terceiros e racismo.



Pedidos contra Zambelli

Parlamentares também enviaram seus pedidos de cassação do mandato da deputada. Entre eles, os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP), Ivan Valente (Psol-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA), o deputado distrital Leandro Grass (PV), o senador Humberto Costa (PT-CE) e o Psol.

Fonte: RBA

Close