fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:45 Recentes, Regional Vida Bancária

Toninho, presente!

A Diretoria do Sindicato de Londrina comunica, com pesar, o falecimento de seu ex-diretor, Antonio Paula dos Santos (Toninho), nesta segunda-feira (7/11).

O corpo de Toninho está sendo velado na capela 1 da Acesf, no Centro de Londrina, localizada na Av. JK, e o sepultamento ocorrerá às 14h de terça-feira (8), no Cemitério Padre Anchieta.

Ex-funcionário do Banco Mercantil de São Paulo, ele participou do Grupos de Estudos Bancários no início da década de 1980 que formou a oposição à diretoria interventora do Sindicato dos Bancários de Londrina e venceu as eleições da entidade em 1985, dando início às gestões que atuaram com base nos princípios da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Por sua atuação no Sindicato, na época presidido por Joaquim Borges Pinto (in memoriam), Toninho foi um dos articuladores da organização nacional da categoria e na criação do DNB (Departamento Nacional dos Bancários), transformado em 1995 na CNB (Confederação Nacional dos Bancários), sendo secretário de Finanças da entidade, e, posteriormente, em 2006, na Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), onde foi diretor por duas gestões.

Com a saúde afetada por dois AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais, Toninho vinha lutando bravamente há cerca de 20 anos contra as complicações sofridas, mas infelizmente um ataque cardíaco ocorrido há pouco mais de um mês agravou sua situação e ele não conseguiu resistir e faleceu neste dia 7 de novembro.

Para quem o conheceu ficam as lições sobre a importância da luta sindical e para a categoria bancária de todo o País resta agradecer a contribuição que Antonio Paula dos Santos deu em sua vida para a organização dos bancários, bem como do conjunto da Classe Trabalhadora, pelas diversas conquistas obtidas nas últimas décadas.

Descanse em paz!

Fonte: Vida Bancária

Close