fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:30 Notícias

Alexandre de Moraes desmonta golpe das urnas de Bolsonaro e PL com uma frase

Inconformado e deprimido, Jair Bolsonaro (PL) passou os últimos 22 dias – desde o fatídico (para ele) 30 de outubro, quando foi derrotado por Lula (PT) – maquinando o que poderia ser sua cartada golpista para se perpetuar no poder e, assim, afastar por mais um tempo a possibilidade de trilhar, juntos com os filhos, um processo que pode levar todo o clã para a prisão.

Esse, aliás, é o grande medo de Bolsonaro. Mais até do que ficar inelegível pelos próximos 8 anos, mantendo o discurso de vítima do sistema, enquanto desfruta das aposentadores e do salário no PL – tudo pago com verba pública.

No entanto, falta sustentação à nova teoria golpista, que pede a anulação dos votos de 279.336 urnas utilizadas na votação do segundo turno – justamente aquelas em que ele saiu derrotado. Até mesmo o autor do estudo técnico, o engenheiro eletrônico Carlos Rocha, admite que não houve fraude na votação e aponta apenas um problema de registro das urnas – o chamado log -, que não influencia nos votos.

Isso mostra que a representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pinçou uma informação do estudo pra construir uma nova teoria da conspiração para dar fôlego à tentativa golpista de Bolsonaro. 

A tese golpista, no entanto, não resistiu a uma frase do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, que em despacho de dois parágrafos determina:

“Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos da eleição, no prazo de 24 horas”.

A frase de Moraes coloca a tese de Bolsonaro e, principalmente, o PL de Valdemar da Costa Neto, em cheque.

Caso não forneça as informações, o PL e Bolsonaro vão admitir que a tese foi criada com o único intento de dar um golpe. Caso apresente os dados, o PL vai contestar a formação da sua maior bancada, com 99 deputados e 8 senadores eleitos… no primeiro turno.

Na entrevista ao portal Uol, Rocha – que preside a ONG Voto Legal – admite que Bolsonaro e o PL foram atropelados ao apresentarem argumentos pífios para tentarem o golpe.

Indagado se o pedido de anulação dos votos das 279.336 urnas vai influenciar na eleição de senadores, deputados e até governadores, o engenheiro se enrola: “Posição difícil. Peguei um trabalhinho e não imaginei que iria tão… Aí, você pergunta: ‘Por que não compara isso com aquilo?’ Porque existe uma técnica. É como calibrar um pneu. Por que você não troca pneu com chave de fenda? Porque você precisa usar uma chave de roda”.

A grande questão, no entanto, é saber como Bolsonaro e o PL trocarão o pneu com o carro na pista, próximo à bandeirada final do golpe decretada por Alexandre de Moraes. Tic Tac… 

Foto: Marcos Corrêa/PR

Fonte: Revista Fórum

Close