fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:31 Cidadania, Recentes

Após ataque bolsonarista, Gilberto e Flora Gil recebem solidariedade

O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil foi alvo de bolsonaristas na quinta-feira (24), no Catar, no estádio onde ocorria a partida entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo de futebol. O cantor, ao lado da esposa, Flora Gil, caminhava nos corredores de acesso às arquibancadas quando foi atacado com agressões verbais por apoiadores do presidente. O vídeo dos insultos veio à tona neste sábado (26), e logo Gil e Flora receberam diversas manifestações de solidariedade. Além disso, um dos agressores foi identificado.

“Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet” começaram a falar, ironicamente, os bolsonaristas enquanto Gil e a esposa caminhavam pelos corredores do estádio Lusail. “Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c… Vamo lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…”, continuaram os agressores. Gil, de 80 anos, e Flora não responderam e apenas se dirigiram de volta para as arquibancadas.

Ranier Lemache

Poucas horas depois do vídeo viralizar, foi iniciada uma campanha para identificar os agressores. Logo o nome Ranier Lemache foi apontado pelo deputado federal eleito André Janones, acrescentando que “ele é dono das franquias Spoleto e Dominos Brasil de Volta Redonda-RJ!”. Janones disse ainda que o “bolsonarista, além de covarde, é bandido! Sonegador de impostos, Ranier viajou pro Catar pra curtir a copa com o dinheiro do FGTS dos funcionários.”.

A Domino’s Pizza Brasil se pronunciou e repudiou o ataque. Também via Twitter, afirmou que “repudia toda forma de violência e esclarece que atitudes individuais de seus franqueados não refletem o posicionamento da marca, por isso, apura o caso com toda seriedade. A companhia se solidariza com Gilberto Gil e sua esposa pelo constrangimento que sofreram no Catar”.

Uma conta no twitter identificada como do agressor confirma a participação no ataque, mas não o xingamento. “Basta ver o vídeo que foi publicado e espalhado nas redes sociais para ter certeza que a ofensa não foi dita por mim”, diz em meio a uma série de postagens. “As duas únicas frases ditas por mim foram: ‘VAMOS BOLSONARO!!!” e “VOCÊ AJUDOU O BRASIL PRA C…’”, confirma.

Solidariedade

Além da campanha para identificar o agressor, as redes sociais também receberam uma série de postagens de apoio e solidariedade. Caetano Veloso, pelo Instagram, escreveu: “Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao Gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e a esposa dele, Janja, escreveram no Twitter: “Ligamos para Gilberto Gil e Flora Gil manifestando nossa solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Qatar. Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência, Que o agressor seja identificado e responda pelo seu ato”, escreveu Janja. “Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos Gilberto Gil e Flora Gil”, retuitou Lula.

O rapper Emicida foi outro que se pronunciou: “Viva Gilberto Gil. O broxonazismo vai morrer passando vergonha mesmo. Agora o mestre Gil, é eterno!” Marcelo D2, cantor, também condenou os ataques. “Quem é o covarde que atacou o Gilberto Gil. Só lembrando que Gil tem 80 anos. Como é covarde essa gente.” Guilherme Boulos, deputado federal eleito, chamou os agressores de “vagabundos” e deixou “solidariedade ao mestre Gil. Vai passar!” Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão e senador eleito, foi outro a se manifestar.

‘Amanhã é o Brasil de novo’

Pouco depois, Gilberto Gil gravou um vídeo de agradecimento: “Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio #GilbertoGil”. E acrescentou “Nossos agradecimentos. Meu, da Flora, por essa corrente solidária diante dessa agressão, que é o terceiro turno na verdade, dos inconformados querendo manter essa coisa do sódio, da agressividade”.

Fonte: RBA

Close