fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:37 Cidadania, Recentes

Juíza negacionista contesta autoria de ‘Roda Viva’, de Chico Buarque, em prol de Eduardo Bolsonaro

A juíza substituta do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa (RJ), Monica Ribeiro Teixeira, tem dúvidas de que Chico Buarque seja o autor da música Roda Viva. E por isso indeferiu processo do compositor contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente derrotado à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Chico o processou pelo uso indevido da canção em postagem em uma rede social, sem autorização. Na postagem há imagens de bolsonaristas processados por atentado contra a democracia. O objetivo do parlamentar foi indicar que “o Brasil está sob censura”. 

A decisão em favor de Eduardo Bolsonaro foi divulgada neste sábado (26) pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. No argumento da magistrada, inusitado, ela questiona a autoria da obra. Segundo ela, falta comprovação de que a música é mesmo de Chico Buarque. 

Uma das obras mais conhecidas

Roda Viva é uma das obras musicais mais conhecidas do artista. Ficou em terceiro lugar no festival da TV Record em 1967. Foi composta para a peça de teatro homônima, também escrita por Chico. A apresentação estreou no ano seguinte no Rio de Janeiro, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. Em plena ditadura civil-militar, a montagem também foi exibida em São Paulo, no mesmo ano. Mas foi encerrada com a invasão do teatro por membros do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), como era conhecida a milícia paramilitar de apoio ao regime. 

Na ocasião, o elenco e o público foram espancados pela ação dos milicianos. A peça, porém, seguiu rodando pelo país, embora tenha sido impedida pela repressão de ser apresentada em Porto Alegre, em outubro do mesmo ano. 

Até hoje, contudo, Roda Viva segue ganhando adaptações e conquistando novos públicos. Neste contexto, conforme destaca a defesa do autor, a música tornou-se símbolo da luta contra o autoritarismo. Além disso, em 2008, Chico também concedeu o uso da canção na vinheta do programa de mesm nome apresentado pela TV Cultura. Mas retirada, anos depois, a pedido do autor, deferido pela própria Justiça. 

O advogado de Chico Buarque no processo, João Tancredo, já confirmou que recorreu da nova decisão. A obra musical também está entre as 13 músicas mais regravadas do artista. A informação é do Ecad, a entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas. Ao todo, Roda Viva tem 67 gravações cadastradas e autorizadas. 

O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) chamou a decisão da magistrada de “delírio” e lamentou que “negacionismo pega”.

Foto: Francisco Proner/Divulgação

Fonte: RBA

Close