fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:08 Agenda Sindical, Destaque

Plenária da Fetec debate o futuro do Brasil

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) realizou no último sábado (3) a plenária anual do sistema diretivo. Ao longo de quatro horas, os participantes puderam analisar o ano de 2022 e o que esperar para 2023 com Luiz Inácio Lula da Silva novamente como presidente da República.

O debate trouxe o consenso de que mesmo com a vitória de Lula o trabalho será muito árduo, uma vez que o cenário de terra arrasada deixado pelo atual governo vai trazer muitas dificuldades.

O presidente da Fetec, Deonísio Schimidt, falou um pouco sobre o sentimento que a vitória de Lula trouxe ao país. “Há um ano, vivíamos um clima de incerteza e de muita tensão. Era o fascismo contra a democracia. Felizmente, superamos a tudo e a todos. A vitória de Lula foi um presente do Brasil para o mundo, em que demos o recado de que não aceitaremos mais um governo que desfavoreça os trabalhadores, que destrua nossas florestas, que governe com o ódio. Nós e o mundo poderemos voltar a respirar aliviados a partir de 2023”, avalia.

Deonísio falou aos participantes o que esperar do novo governo de Lula e como a mobilização sindical foi fundamental para esta vitória. “Não há dúvidas de que nossa força ajudou Lula a ganhar a eleição. Arrisco a dizer que se o movimento sindical não tivesse entrado de cabeça nesta campanha, a esta hora estaríamos lamentando a vitória do outro candidato, que representa tudo o que há de pior na humanidade. Sabemos que partidos de direita apoiaram Lula e houve um debate democrático sobre isso. Acredito que Lula trará equilíbrio e terá foco em coisas importantes, como acabar com a fome, defender os bancos públicos, incluindo aí que estes locais sejam presididos por mulheres, rever as deformas trabalhista e previdenciária, entre outros. Sabemos que haverá dificuldades, mas que Lula saberá como suplantá-las”, opina.

A plenária contou ainda com as presenças do presidente da CUT/PR, Marcio Kieller, da presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, e do coordenador do GT de trabalho da equipe de transição do governo Lula, Clemente Ganz Lucio.

Os presentes aprovaram ainda as contas da Fetec e do remanejamento da diretoria, com Admilson Figueiredo assumindo a Secretaria de Combate ao Racismo e Wilson Souza à frente da Secretaria Jurídica.

Close