fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:25 Recentes, Regional PACTU

Sindicatos do Pactu participaram do Dia Nacional de Luta Contra os Juros Altos

Nesta terça, 21/03, as centrais sindicais e os movimentos sociais realizaram um Dia Nacional de Lutas Contras os Juros e pela Democratização do CARF. As atividades foram realizadas em frente a sede do Banco Central, em Brasília, e em outras nove capitais onde o banco mantém unidades. Em outras capitais e cidades do interior do país também foram realizados atos públicos e panfletagens. A data foi escolhida por coincidir com a reunião do Copom – Conselho de Política Monetária do Banco do Central – instância na qual é estabelecida a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.

A Selic está fixada atualmente em 13,75% e isso faz dela a maior taxa de juros real do mundo, considerando que o INPC dos últimos meses está acumulado em 5,47%. Essa taxa paralisa a economia e impede o país de crescer, de gerar empregos decentes, distribuir renda e facilitar o acesso ao crédito para empresas e para os consumidores. Somente os banqueiros ganham com a manutenção dessa taxa.

Além de protestar contra os juros, os movimentos sociais também querem a democratização do CARF – Conselho de Administração de Recursos Fiscais. Esse conselho analisa os recurso contra multas da Receita Federal e é composto por representantes do governo e dos empresários, não tendo nenhum outro representante da sociedade civil.

Os sindicatos do Pactu aderiram às manifestações, lideradas principalmente pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). Em Umuarama, foi realizada panfletagem em frente às agências do Bradesco e da Caixa. Em Guarapuava e Campo Mourão, os sindicatos visitaram as agências bancárias para conversarem sobre o Dia de Lutas.

Além do diálogo com os bancários e com clientes e usuários, o movimento buscou articulação também com os empresários.

Clique aqui e veja imagens do Dia de Lutas nos sindicatos do Pactu.

Foto: Elias Soares

Fonte: Pactu

Close