fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:15 Recentes, Regional Vida Bancária

Londrina: inaugurado tomógrafo no HU adquirido com recursos de ação movida pelo Sindicato

O HU (Hospital Universitário) de Londrina inaugurou na sexta-feira (26/05), o tomógrafo adquirido com recursos de ação que o Sindicato de Londrina ajuizou na Justiça do Trabalho, por meio do MPT (Ministério Público do Trabalho), contra o Santander por irregularidades no registro de ponto dos funcionários.

Estavam presentes na cerimônia dirigentes do Sindicato, promotores do MPT, médicos, enfermeiros, engenheiros e servidores que atuam na área de imagem e representantes da LUHU (Londrina Unida pelo HU), Ong (Organização Não Governamental) que busca recursos na sociedade para contribuir com à assistência prestada aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) no HU.

O presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, foi o primeiro a falar. Ele comemorou a inauguração do equipamento e lembrou que essa aquisição partiu de um episódio ruim, em 2007, quando a então secretária de Saúde da entidade, Dulce Silveira, e assessora jurídica Roberta Baracat De Grande, descobriram que funcionários do Santander estavam trabalhando fora do ponto, sem receber horas extras. “A partir disso foi movida uma ação civil pública e no final foi feito um acordo com o Ministério Público do Trabalho que conseguiu adquirir este tomógrafo, que vai ajudar muito a população londrinense. É uma questão que está muito sensível e então a gente quer comemorar e agradecer o convite para este momento importante para o HU e agradecer ao Ministério Público. Esperamos que o Sindicato continue ajudando toda a população de Londrina e os bancários”, finalizou Felipe.

O promotor do Trabalho, Fábio Fernando Pássari lamentou que trabalhadores sofreram para que o HU recebesse o tomógrafo, mas disse que, por outro lado, com esse erro do banco o MPT conseguiu restabelecer algo de bom para a sociedade. Segundo o promotor, os recursos para a aquisição do equipamento foram viabilizados pelo MPT, que atende instituições ou programas/projetos públicos ou privados, sem fins lucrativos, que estejam cadastrados no site do órgão. “A nossa prioridade é atender trabalhadores lesionados, mas como não tinha nenhum projeto neste sentido, foi feito um acordo com a Justiça do Trabalho para que esses recursos da multa do Santander fossem repassados ao HU”, explicou.

A superintendente do Hospital Universitário, Vivian Feijó, fez um relato da demora e das dificuldades enfrentadas para instalar o tomógrafo, tanto em relação a questões administrativas, quanto à falta de espaço para acomodar o equipamento. Vivian afirmou que o atual tomógrafo do HU tem mais de 20 anos e, por isso, sempre tem problemas, mas disse que mesmo assim a equipe responsável pela área conseguiu realizar 25.010 exames de tomografia computadorizada no último ano. “Vocês merecem este equipamento novo”, ressaltou a superintendente do HU, comemorando o tomógrafo de 64 canais adquirido com os recursos resultantes da ação que o MPT moveu contra o Santander, acatando a denúncia feita pelo Sindicato dos Bancários de Londrina.

O equipamento começará a ser utilizado nos próximos dias e a expectativa do HU é que agora possa ser mais do que dobrada a capacidade atual de 60 exames de tomografia por dia.

O presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, fez um relato sobre a ação que resultou na doação do tomógrafo ao HU


Texto e fotos: Armando Duarte Jr.

Fonte: Vida Bancária

Close