fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:59 Recentes, Santander

Banesprev divulga edital para eleições 2023/2026

O Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev) divulgou edital e regulamento para as eleições 2023/2026. O pleito definirá duas vagas no Conselho Deliberativo e respectivos suplentes; uma vaga para o Conselho Fiscal e respectivo suplente; duas vagas para o Comitê de Investimentos e respectivos suplentes e uma vaga para Diretor Administrativo. As candidaturas deverão ser registradas a partir das 0h do dia 1º de junho até às 23h59 do dia 10 de junho. 

Associações e sindicatos se manifestaram a favor da votação no formato híbrido: tanto pela internet quanto pelo correio. O período de votação ainda será divulgado pela entidade.

As eleições deveriam incluir outros cargos, como o de Diretor Financeiro e dos membros dos Comitês Gestores dos Planos, além do restabelecimento das funções das diretorias, conforme o estatuto de 2015. Entretanto, em fevereiro, foi decidida a exclusão de cargos, reduzindo a eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos e Diretor Administrativo. Representantes dos associados e sindicatos que fazem parte da Comissão Eleitoral consideraram “inadmissível” a exclusão.

O caso foi levado ao Judiciário e à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). No entanto, os representantes acabaram acatando as eleições com a atual formação, porque outra decisão judicial imputava multa ao Banesprev caso as eleições ultrapassassem a data do dia 8 de junho. “A luta, porém, não acaba aqui: a eleição para Diretoria Financeira e dos membros dos Comitês passarão a ser tratadas à parte, com ressalva feita pelas associações Afubesp, Afabesp e Abesprev”, escreveu a Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp) em nota.

Fonte: Contraf-CUT

Close