fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:18 Recentes, Regional Curitiba

Coopcrefi comemora 20 anos com apoio a outras cooperativas

A Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro de Curitiba e região (Coopcrefi) promoveu, na manhã do dia 26 de maio, o debate “Cooperativa apoiando cooperativas”, no Espaço Cultural e Esportivo. O evento integrou as comemorações dos 20 anos da Coopcrefi e contou com o apoio do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região e da Fetec-CUT-PR.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Coopcrefi, Carlos Kanak, pelo presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras (Coag), José Cassiano dos Reis Neto, e pelo coordenador da Associação Utopia, Lucas Pauletti Kassar. “Hoje é um dia comemorativo para nós e estamos muito felizes de estarmos reunidos! Em se tratando de um dia festivo, nós, da direção da Coopcrefi, tomamos a decisão de comemorar esses 20 anos com vários eventos, entre eles esse debate que estamos realizando hoje”, explicou Carlos Kanak. “Pretendemos inaugurar com ele um novo momento desta ainda jovem Cooperativa, no sentido de apoiar outras cooperativas e fortalecer o cooperativismo”, afirmou.

Após o resgate histórico da fundação da Coopcrefi feito por Kanak, José Cassiano dos Reis Neto apresentou a Coag, falando sobre seu funcionamento, as parcerias e os projetos futuros. Na sequência, Lucas Pauletti Kassar apresentou a Associação Utopia: “Fundada em 2021, a associação nasce para organizar os trabalhadores e empreendimentos de Economia Solidária em Curitiba e região, fortalecendo nossa organização, produção e logística”, resumiu.

Cooperativa apoiando cooperativas

A segunda mesa do evento contou com a participação da vereadora Maria Letícia, da coordenadora estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Material Recicláveis, Roselaine Mendes Ferreira, e da responsável pelo Projeto Reciclar com Dignidade do Instituto Lixo e Cidadania, Rejane Paredes. “Trabalhar com reciclagem é ser um agente de proteção do planeta e da natureza. Um cuidador da cidade, que, com dedicação, é responsável pela redução da poluição nos rios e no solo e pela preservação dos recursos naturais. Graças ao trabalho dos catadores, toneladas de materiais são resgatadas do descarte e ganham uma nova vida através da reciclagem”, iniciou a diretora de Formação da Coopcrefi, Patrícia Carbornal.

Em sua fala, a vereadora Maria Letícia relatou um pouco do que tem visto nas visitas às associações e cooperativas de catadores, além de falar sobre o movimento de aproximação do Executivo que tem sido feito pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores de Curitiba, a qual ela preside. Ela também destacou a importância da Lei municipal 15.852/2021, que dispõe sobre a política municipal de proteção, conservação e recuperação do meio ambiente e, por fim, abordou a luta que tem sido empreendida pela redução do ISS cobrado dos catadores. “É preciso que o trabalho dos catadores seja reconhecido, pois eles são agentes ambientais importantíssimos. Por isso, temos atuado no sentido de garantir que eles tenham acesso aos direitos sociais que lhes pertencem”, concluiu.

Rejane Paredes começou dizendo que há muito o que avançar na organização das cooperativas de catadores, sobretudo na legislação e na tributação. “Hoje, mais de 60% dos catadores são mulheres, chefes de família, que encontraram na reciclagem uma forma de cuidar dos seus filhos, trabalhar a se sustentar”, pontuou. “Vale destacar que os catadores são responsáveis por mais de 90% da reciclagem, mas esses trabalhadores ficam com menos de 10% dos recursos provenientes da reciclagem”, acrescentou. “Por isso, é tão urgente um olhar para nós e para as futuras gerações!”, concluiu.

Por último, a catadora Roselaine Mendes Ferreira reiterou o protagonismo feminino e a necessidade de empoderamento das mulheres catadoras. “Quando não é a queda do preço dos materiais é a legislação que não favorece os catadores. Por isso, continuamos pensando de que forma podemos nos organizar”, destacou ela, convidando outras catadoras a darem seus depoimentos. Na sequência, integrantes de várias cooperativas compartilharam suas experiências, projetos e desafios.

Reciclar com dignidade

Por fim, os diretores da Coopcrefi entregaram uma doação de R$ 30 mil ao projeto Reciclar com dignidade. A doação irá fomentar e potencializar o trabalho desenvolvido em 14 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis com sede em Curitiba e região. A verba será utilizada na aquisição de equipamentos para organização do escritório, refeitório, cozinha, e para a aquisição equipamentos de trabalho, como por exemplo balanças, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida, eficiência operacional, bem como propiciar melhoria das condições de segurança, saúde do trabalho dos catadores.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close