A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) e seus sindicatos filiados (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) realizaram nesta segunda-feira (30) manifestações nas agências e departamentos administrativos da Caixa. O banco insiste em manter o teto de custeio em até 6,5% do Saúde Caixa, o que inviabiliza o modelo de 70/30 (70% de responsabilidade do banco e 30% dos trabalhadores) definido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Os trabalhadores e trabalhadoras querem uma definição logo, uma vez que o ACT tem efeito até o dia 31 de dezembro deste ano. As negociações para renovação do acordo começaram em junho, mas a direção da Caixa está sendo intransigente em não excluir o teto de 6,5% (implantado no período em que Temer foi presidente da República) e sequer apresenta uma proposta para o plano de saúde.
O secretário de bancos públicos da Fetec, Felipe Pacheco, falou de algumas das ações realizadas hoje pela Fetec e sindicatos. “Realizamos um ato de retardamento da abertura das agências, um movimento para mobilizar os trabalhadores e pressionar a sua direção da Caixa para que seja dada a devida atenção e urgência ao Saúde Caixa. A saúde econômica de nosso plano está em risco com o teto de gastos instituído em 2017 e o banco ainda não forneceu todos os dados para a apresentação de qualquer proposta. Nem ao menos temos uma mesa de negociação agendada. Tal cenário é inadmissível”, afirma.
O representante da Caixa do Paraná nas mesas de negociações, João Paulo Pierozan, reforça que o momento é de união, caso contrário os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa pagarão um alto preço por isso. “O momento é de decisão. Estamos em uma contagem regressiva, uma vez que a partir do dia 1.º de janeiro as cláusulas do ACT serão zeradas e o banco vai colocar no plano o que achar conveniente. Esta é uma luta das bancárias e bancários da Caixa e o momento pede união. Faço o convite aos colegas para entrar de cabeça nesta luta a partir de hoje. Se a gente não lutar, perderemos esta conquista”, encerra.
Veja a galeria de imagens dos atos
Apucarana





Arapoti

Campo Mourão

Curitiba





Londrina



Paranavaí





Texto e fotos de Curitiba: Flávio Augusto Laginski
Fonte: Fetec