Bancários de todo o País iniciaram nesta sexta-feira (7) a 26.ª Conferência Nacional da categoria, em São Paulo, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Até domingo (9), os representantes sindicais irão debater e definir a pauta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários.
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) está presente no evento, com representantes de seus 10 sindicatos filiados (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama).
A abertura oficial foi feita pela presidenta da Contraf, Juvandia Moreira. Ela falou aos participantes de que a situação atual é bem diferente daquela em 2022 e que a categoria bancária foi fundamental para isso. “Há dois anos, tínhamos um governo fascista, que prejudicava a população e fez de tudo para tentar destruir os sindicatos. Bancários e bancárias encamparam a luta para eleger Lula e trazer a democracia de volta para o Brasil. Tivemos sucesso. Estamos ajudando a reconstruir o Brasil. O futuro é agora”, disse.
Juvandia falou também sobre os objetivos para esta campanha salarial. “Vamos lutar por aumento real, por melhores condições de trabalho, pela saúde da categoria, pelo fortalecimento dos bancos públicos. Nosso compromisso é com os trabalhadores. O futuro se faz juntos!”, encerra.

O presidente da Fetec-PR, Deonísio Schmidt, lembra da importância da luta da categoria. “Estamos em um momento importante. Buscamos a unidade da categoria para garantir um acordo que faça jus aos nossos anseios. Porém, não vamos nos ater apenas aos bancários e bancárias. Esse ano teremos eleições e devemos trabalhar para eleger prefeitos e vereadores que sejam, de fato, representantes do povo. Temos que alertar que candidatos da elite, do agro, pouco se importam com a população. É muito importante escolher bem nossos representantes”, opina.
Veja como foi a solenidade
Texto e fotos: Flávio Augusto Laginski
Fonte: Fetec-PR