fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:39 Notícias

Moraes vota por condenar “dona Fátima de Tubarão” a 17 anos de cadeia

Um das protagonistas da invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, foi “pega” pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que votou por condenar a bolsonarista a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

“Dona Fátima de Tubarão”, como ficou conhecida por sua origem na cidade catarinense, ficou conhecida pelo vídeo em que ela aparece dentro do Planalto comemorando o “golpe” e dizendo “vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, em referência a Moraes.

Fátima também afirmou que teria “cagado tudo nessa bosta aqui” no vídeo.

Em seu voto, Moraes cita a cena narrada no vídeo. “[…] um dos indivíduos que a acompanha chama-a por “Fátima”, afirma que ela vem de Tubarão/SC, e que estaria ali ‘quebrando tudo’. Ela grita e comemora, diz que é ‘guerra’ e confirma ter defecado no banheiro do Supremo Tribunal Federal, ‘sujando tudo’. Ao final do vídeo, diz que ‘vai pegar o Xandão agora’”.

Além da prisão, Fátima foi condenado a ressarcir em R$ 30 milhões os cofres públicos, juntamente com os outros condenados, pelo quebra-quebra, que atingiu ainda a sede do Congresso Nacional e o próprio STF.

Condenada por tráfico de drogas em 2012, Fátima Mendonça, de 67 anos, ainda responde a processos por estelionato e falsificação de documento público em outro processo na justiça de Santa Catarina.

Relembre o vídeo.

Close