fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:19 Notícias

Sugerir nova eleição na Venezuela não está nos planos do governo Lula

A ideia de propor a realização de uma nova eleição na Venezuela não está nos planos, pelo menos por enquanto, do Palácio do Planalto. De acordo com informações do jornalista Jamil Chade, do UOL, a estratégia permanece a mesma, ou seja, a de que o governo venezuelano apresente as atas eleitorais.

Nesta terça-feira (13), surgiu a informação de que o representante da presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, teria sugerido ao presidente Lula a realização de nova eleição na Venezuela como um caminho para pôr fim ao impasse que se arrasta no país.

No entanto, segundo Jamil Chade, fontes do Itamaraty declararam que esse não é o posicionamento do governo brasileiro e que a proposta que está na mesa é a apresentação das atas de cada uma das seções eleitorais.

Ao jornal Valor Econômico, Celso Amorim declarou que a proposta de uma nova eleição na Venezuela “é embrionária”, que ainda não foi discutida com os parceiros da América Latina, mas que tal caminho deveria envolver uma contrapartida, entre elas, a retirada de sanções estrangeiras.

Por enquanto, o Itamaraty mantém a mesma estratégia: a construção de diálogo entre a oposição e o governo de Maduro e a publicação de todas as atas eleitorais.

Maduro anuncia bloqueio do X e dispara: “Incita o fascismo e o ódio”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (8) que a plataforma X (antiga Twitter) será bloqueada no país por um período de 10 dias. Em seu discurso, Maduro afirmou que a rede social, pertencente ao empresário Elon Musk, está sendo utilizada para “incitar o fascismo e a morte”.

“A rede social, que se chamava Twitter, agora X, de Elon Musk… Elon Musk, dono do X, violou todas as normas de sua própria rede social, o Twitter, hoje conhecida como X, todas! E violou incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte… violou todas as leis da Venezuela. Aqui na Venezuela há leis, e vamos fazer com que elas sejam respeitadas […] o Conselho de Comunicação Social decidiu bloquear a rede social X, antes conhecida como Twitter, por dez dias. X bloqueado por dez dias na Venezuela”, afirmou Maduro.

Confira o discurso do presidente da Venezuela no vídeo abaixo:

Fonte: Revista Fórum

Close