Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região e da Fetec-CUT-PR estiveram reunidos de forma online, na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro, com representantes da Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Gepes) e o Superintendente Regional UT, Rogério Staub, para dialogar sobre o processo de reestruturação física dos Escritórios Digitais de Curitiba.
A mudança envolve quatro Escritórios Exclusivos – Paraná, Estação, Curitiba e Servidor –, além de 134 funcionários e quatro Agências – Portão, Visconde, Hugo Lange e Guarani (antiga Universidade). Cada Escritório migrará de forma total (funcionários e carteiras) para uma das Agências, e a preocupação do Sindicato é garantir que essa movimentação gere o menor transtorno possível aos trabalhadores envolvidos.
“O banco nos garantiu que, havendo interesse em permuta entre funcionários de mesma função, esse processo está liberado, sem que ocorra interferência dos gestores, travas, avaliações de GDP, Conexão ou outro mecanismo. Ou seja, o processo poderá ser efetuado pelos dois funcionários interessados em realizar a troca. Também ficou estabelecidos que a carteira não migrará no caso de permuta, permanecendo na dependência que foi designada inicialmente”, explica a dirigente sindical Tânia Dalmau Leyva. “A questão do TRI também foi questionada e não haverá nenhum retrocesso nesse ponto, inclusive, espera-se uma expansão”, acrescenta.
A Gepes também informou que todos os gestores envolvidos na mudança já receberam orientações a respeito das permutas e não poderão interferir no processo. Já no caso de haver um interesse em permuta maior que o previsto para a dependência, os critérios definidos são relativos à proximidade da residência ou algum fator pontual a ser analisado. As permutas iniciaram na data de hoje, 17 de dezembro, e seguem até o próximo dia 26, e todo o processo será monitorado pela Superintendência Administrativa.
Para o dirigente da Fetec-CUT-PR, Ewerton Lopes, na reunião, a Gestão do BB demonstrou comprometimento com os pontos sensíveis envolvidos na reestruturação. “Além disso, o Sindicato agirá com firmeza no sentido de que sejam mantidos os compromissos do banco garantindo a liberdade para realizar permutas sem interferências”, destaca.
Reuniões no dia 18 de dezembro
Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, serão realizadas reuniões em todas as unidades envolvidas, para explicar aos funcionários os detalhes da reestruturação. “Entendemos que esse processo é um avanço e foi muito cobrado pelo movimento sindical. Reiteramos que estaremos acompanhando de perto todas as mudanças e, caso algum trabalhador tenha qualquer problema com os combinados estabelecidos, deve contatar o Sindicato de imediato através dos canais de atendimento”, conclui a dirigente sindical.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região