Em evento realizado neste domingo (19) no âmbito da cerimônia de posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos, Steve Bannon, ex-assessor do presidente eleito e estrategista da extrema direita global, fez um gesto que lembra a saudação nazista “Heil, Hitler” no momento em que citou a Alemanha.
Bannon discursava em um almoço e, no momento em que anunciou que Alemanha, com o partido AfD, seria o próximo país a eleger um governo de extrema direita, estendeu o braço direito com a palma da mão virada para baixo, lembrando o gesto nazista que era utilizado para saudar Adolf Hitler.
“Nós tivemos uma grande vitória aqui e estamos ganhando no mundo todo, certo? A próxima parada é a Alemanha. Posso pedir que a Alternativa Para a Alemanha (AfD) se levante? Queremos saudá-los”, disparou Bannon. Foi neste momento que o estrategista da extrema direita fez a saudação considerada nazista.
Logo na sequência, Bannon citou o ex-presidente Jair Bolsonaro, lamentando sua ausência na posse de Trump, e saudou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), chamando o parlamentar brasileiro ao palco e afirmando que ele, no futuro, será presidente do Brasil.
Veja vídeo que mostra o gesto feito por Bannon:
Fonte: Revista Fórum