O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região foi surpreendido, nesta quinta-feira, 23 de janeiro, por mais uma ação antissindical do Itaú, que enviou email institucional aos funcionários que tinham direito à bolsa de estudos informando o corte do benefício em 2025, afirmando ter se esforçado para a conclusão de um bom acordo.
“O banco esqueceu de dizer que não tivemos um processo negocial, mas a imposição de um formato, com perdas significativas para os trabalhadores. O Sindicato valoriza o processo negocial, coerente, transparente. Mas o que aconteceu foi uma imposição”, explica Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato.
Entenda a negociação
As imposições do Itaú em mesa de negociação foram efetivadas às vésperas do Natal, em reunião realizada no dia 20 de dezembro, com estabelecimento de retorno dos Sindicatos até 30 de dezembro, no apagar das luzes de 2024.
O ACT imposto pelo banco contempla o pagamento de bolsa educação, regras para o teletrabalho, regulamentação de metas para quem retorna de afastamento do trabalho e, na questão passível de judicialização, tratava também de banco de horas e validação das horas extras (em que os funcionários teriam que assinar o termo de quitação de horas extras e abrir mão de pagamento futuro, desse direito ser questionado judicialmente).
“O Sindicato não pode concordar, principalmente com esta questão da validação das horas extras, pois temos denúncias, inclusive de trabalho fora do ponto”, complementa José Altair Monteiro Sampaio, representante suplente do Paraná na COE Itaú.
Sindicato quer retomar negociação
“Acreditamos no processo negocial como forma de constituir acordos que tragam garantias para os trabalhadores. Um acordo que nasce com problemas e é imposto não tem chance de apresentar um resultado positivo aos seus trabalhadores. E é por isso que estamos solicitando ao banco a retomada das negociações”, finaliza Ana Fideli, diretora da Secretaria de Saúde do Sindicato e funcionária do Itaú.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região