fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:36 Recentes, Regional Vida Bancária

Sindicato dos Bancários de Londrina e Elo Consultoria realizam consulta psicossocial e divulgam resultados

Por iniciativa da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, o Sindicato firmou uma parceria com a Elo Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e realizou uma ampla consulta psicossocial para avaliar a saúde mental dos trabalhadores do setor bancário. A iniciativa fez parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e teve adesão voluntária de bancários da base sindical.

Entrega dos Relatórios Individuais

No dia 28 de janeiro, foram entregues relatórios individuais a alguns participantes da consulta psicossocial. Esses bancários foram selecionados para uma entrevista mais detalhada com a equipe psicossocial da Elo Consultoria, aprofundando a análise das condições psicológicas enfrentadas no ambiente de trabalho para identificar os agravos a saúde psíquica originadas do trabalho ou o nexo causal do problema de saúde mental com a atividade laborativa.

Principais Achados da Pesquisa

A pesquisa revelou dados preocupantes sobre a saúde mental dos bancários. Entre os principais pontos identificados:

?         Estresse no trabalho: A Escala de Estresse no Trabalho (EET) indicou que mais da metade dos respondentes apresentam estresse devido à organização do trabalho e distribuição de tarefas.

?         Sofrimento psíquico: Aplicação do Self-Report Questionnaire (SRQ-20) revelou que muitos bancários enfrentam sintomas significativos de ansiedade e depressão.

?         Ideação suicida: Os resultados mostraram que mais de 10% dos participantes relataram pensamentos de acabar com a própria vida, um dado alarmante que demanda atenção e ações preventivas.

?         Perfil dos participantes: A maioria dos respondentes pertence à classe econômica B1, com renda média familiar superior a R$12.000, e apresenta alto nível de escolaridade, sendo a maioria com ensino superior ou pós-graduação.

Reflexões e Encaminhamentos

Os dados evidenciam a necessidade urgente de atenção à saúde mental dos bancários. A consulta psicossocial identificou que o ambiente de trabalho impacta significativamente o bem-estar dos trabalhadores, sugerindo a necessidade de políticas mais eficazes de suporte psicológico e melhores condições laborais.

O Sindicato dos Bancários de Londrina reforça seu compromisso em continuar promovendo ações que protejam a saúde dos trabalhadores e buscará novas iniciativas para minimizar os impactos psicológicos da atividade bancária.

Para mais informações sobre a pesquisa ou para buscar atendimento, os interessados podem entrar em contato com o Sindicato.

Clique aqui para abrir o Relatório Global da Pesquisa.


Dados da pesquisa estão sendo apresentados à categoria

Fonte: Vida Bancária

Close