fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:57 Cidadania, Destaque

Saiba por que hoje é o Dia pela Eliminação da Discriminação Racial

Marco estabelecido pelas Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 21 de março é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação RacialA data tem como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.

O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular.

Em resposta à manifestação que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto. Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas e mais de 180 feridos.

O episódio atraiu a atenção da opinião pública mundial para o Apartheid – sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994.

Tradições

No Brasil, o dia 21 de março também foi instituído como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Lei nº 14.519 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.

Movimentos populares convocam ato contra a violência policial nesta sexta (21), em Curitiba (PR)

O coletivo Núcleo Periférico organiza um ato público nesta sexta-feira (21), às 18h, na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, para denunciar a violência policial no Paraná. Com o tema “Sem Justiça Não Há Paz!”, a mobilização busca dar visibilidade às execuções cometidas por forças de segurança, que mataram mais de 400 pessoas no estado em 2024, segundo levantamento do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

A manifestação conta com o apoio dos coletivos Justiça por Almas, Desmilitariza – Filhos Roubados, Mães Dizimadas, Usina de Ideias do Parolin, Bloco Afropretinhosidade e Rede Nenhuma Vida a Menos.

A data escolhida para o ato coincide com o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU em 1966 em memória ao massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul.

Saiba mais: Movimentos populares convocam ato contra a violência policial nesta sexta (21), em Curitiba (PR)

Autor: Foto: Marcello Casal Jr  |  Fonte: Agência Brasil e Brasil de Fato Paraná

Close