No último dia 17 de março, dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região e da Fetec-CUT-PR se reuniram com a gerência do Cenop Agro, localizado no Shopping Palladium, para dialogar sobre as reclamações recebidas pela entidade sobre o sorteio de 30 dias de TRI Full entre respondentes de determinada pesquisa.
Durante a reunião, os dirigentes destacaram o risco de se estabelecer um precedente perigoso ao delegar a definição da modalidade de jornada a um sorteio, uma vez que esse critério contraria as regras estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinados com o banco. “Embora a elegibilidade dos participantes possa ser definida pela gestão, parâmetros como dependência, unidade organizacional ou processos são os únicos aceitáveis, conforme prevê o acordo”, justifica o dirigente sindical Ewerton Lopes.
Diante dos argumentos apresentados, a gerência acatou as ponderações do Sindicato e decidiu suspender o sorteio. “Apesar de a medida poder ser vista como impopular por alguns funcionários, ela é fundamental para proteger à jornada, num momento em que o Banco do Brasil busca intensificar práticas de gamificação do trabalho”, acrescenta o dirigente.
“É essencial garantir que direitos como jornada, remuneração e condições laborais estejam resguardados desse tipo de iniciativas. Além disso, o Sindicato segue na luta pela ampliação do TRI para todos aqueles que assim desejarem, sem sorteios ou vinculação a desempenho, assegurando critérios justos e transparentes”, conclui Ewerton.
Vem pro Sindicato!
Ainda não se associou ao Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se.
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias.
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter.
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão!
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região