A abertura oficial do 5° Congresso da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA), na República Dominicana, nesta quarta-feira (14), foi marcada por um momento de uma grande emoção que tomou conta dos mais de 300 participantes do evento. O ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, falecido esta semana, foi homenageado pela entidade, que decidiu dar seu nome ao Congresso.
O anúncio, feito pelo Secretário-Geral da CSA, Rafael Freire, foi acompanhado de uma votação simbólica para a aprovação da decisão. Freire, ao falar sobre Mujica, citou vários eventos da entidade em que o ex-presidente esteve presente, fortalecendo a luta dos trabalhadores latino-americanos.
“O companheiro estava sempre presente na CSA. “Propomos que este congresso se chame 5° Congresso CSA Pepe Mujica”, anunciou o dirigente.
Pouco antes de seu falecimento, já não mais escondendo sua condição física por conta do câncer contra o qual lutada, Mujica gravou uma mensagem especial para o Congresso da CSA.
“Dias atras, antes de seu falecimento, ele gravou um vídeo para nosso Congresso. Queríamos passar esse vídeo com ele em vida. Foi o último vídeo que ele gravou e vamos exibir antes de nossa abertura oficial”, disse Rafael para uma plateia emocionada com a homenagem.
Veja o momento da homenagem e o vídeo de Mujica
Congresso
A abertura do Congresso reforçou os compromissos da CSA para os próximos quatro anos com a luta pela democracia, contra a extrema direita, a integração regional e o fortalecimento da organização sindical nos países latino americanos.
O 5º Congresso da Confederação Sindical das Américas segue até 17, na República Dominicana, Será eleita nova direção da entidade para o próximo período. Rafael Freire, cutista, disputa a reeleição para Secretário-Geral. A Central está presente no congresso com dirigentes da CUT nacional e de entidades filiadas.
Foto: Fernando Vivaldo/CUT
Texto: André Accarini
Fonte: CUT