Medo, pressão e assédio: a saúde mental dos bancários e financiários. Este será o tema de audiência pública que acontece no dia 20 de maio, das 9h00 às 12h00, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O debate é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental, coordenada pela deputada Estadual Ana Julia Ribeiro (PT-PR), em parceria com o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região.
“Nosso objetivo é dar visibilidade aos altos índices de adoecimento enfrentados pelos trabalhadores bancários e financiários, com olhar especial para a saúde mental”, explica a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Ana Fideli. “A categoria vive uma dura realidade permeada por pressão constante, cobranças abusivas pelo atingimento de metas e por assédio moral institucionalizado”, acrescenta.
Participam do debate, além do Sindicato e dos deputados que integram a Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), da Vigilância em Saúde do Trabalhador, advogados previdenciário e trabalhista e profissionais da área da Saúde.
“É preciso denunciar o avanço do adoecimento dos trabalhadores bancários e financiários, bem como apontar que as saídas precisam ser apresentadas a partir de políticas e estratégias efetivas de prevenção, por parte das empresas”, afirma a presidenta do Sindicato, Cristiane Zacarias. “Queremos colocar as pessoas na centralidade dos processos e da tomada de decisão, pois a saúde e a vida devem estar acima do lucro!”, conclui.
Bancários adoecidos
Cerca de 80% dos trabalhadores do Ramo Financeiro declararam ter tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. O número é resultado da pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias dos Trabalho Bancário”, realizada em 2024 pela Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho (Ibract).
Após entrevistar mais de 5.800 trabalhadores, a pesquisa apontou que mais de 40% dos respondentes faziam acompanhamento psiquiátrico naquele momento e, destes, 91,5% estavam utilizando medicação prescrita. 59,7% estavam em acompanhamento médico com outras especialidades e, destes, 64,4% estavam utilizando medicações. Para 54,5% dos respondentes o trabalho foi o principal motivo para buscar tratamento médico.
Bancários afastados
Em 2024, foram registrados no Brasil 168,7 mil afastamentos acidentários (B91), sendo que 2,81% ocorreram na categoria bancária. No mesmo ano, ocorreram quase 2,2 milhões de afastamentos previdenciários (B31), sendo 1,12% na categoria bancária. Apesar dos altos índices de afastamento, bancários representam somente 0,8% do emprego formal brasileiro.
Ainda em 2024, os bancos múltiplos ocuparam a 1ª posição entre os afastamentos acidentários por saúde mental, por atividade econômica, com 1.946 ocorrências. Já os bancos comerciais e caixa econômica ficaram na 6º e 7º posições, com 269 e 253 afastamentos, respectivamente. Banco múltiplos também ocuparam a 5ª posição entre os afastamentos previdenciários em 2024, com 8.345 ocorrências. Os dados são do Instituto Nacional do Seguro Social, analisados pelo Dieese.
AUDIÊNCIA PÚBLICA | Medo, pressão e assédio: a saúde mental dos bancários e financiários
Data: terça-feira, 20 de maio
Horário: das 9h00 às 12h00
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná
Com transmissão ao vivo no Youtube e na TV Assembleia
Vem pro Sindicato!
Ainda não se associou ao Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se.
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias.
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter.
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão!
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região