O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou neste domingo (1) sobre a tentativa do governo dos Estados Unidos de intimidar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por sua atuação contra redes sociais que não respeitam a legislação brasileira.
Além do fato do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ter anunciado recentemente restrições de visto contra autoridades estrangeiras que são “cúmplices de censura a americanos” e sugerido que Moraes pode ser alvo de sanções, o governo Trump enviou ao Ministério da Justiça brasileiro uma carta endereçada ao ministro do STF em que repreende o magistrado por ter ordenado o bloqueio de contas na Rumble, plataforma norte-americana popular entre figuras da extrema direita.
A fala de Lula sobre o assunto se deu durante a convenção nacional do PSB que elegeu o prefeito de Recife (PE), João Campos, como novo presidente da legenda. Em seu discurso, o presidente brasileiro peitou o mandatário dos EUA, Donald Trump.
“Os EUA querem processar o Alexandre de Moraes porque ele quer prender um cara brasileiro que está lá nos EUA fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro. Que história é essa de os EUA quererem negar alguma coisa e criticar a Justiça brasileira? Eu nunca critiquei a Justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade, tanta guerra, matam tanta gente. Por que que eles vão querer criticar o Brasil?”, questionou Lula.
Foto: Sérgio Dutti/Divulgação
Texto: Ivan Longo
Fonte: Revista Fórum