No dia 17 de junho, o Sindicato dos Bancários e Financiário de Curitiba e região promoveu um encontro presencial de bancárias e bancários aposentados de sua base, no Espaço Cultural e Esportivo. O evento antecedeu a 1ª Conferência Estadual das Bancárias e Bancários Idosos e Aposentados da Fetec-CUT/PR, que será realizada nos dias 25 e 26 de junho. Todos os participantes do encontro de Curitiba e região foram eleitos delegados para a etapa estadual.
“A população com mais 60 anos já soma 32,1 milhões, ou seja, 15,8% dos brasileiros. No ritmo atual de crescimento, caminhamos para ter mais aposentados do que ativos nas bases dos Sindicatos. Por isso, as entidades precisam repensar as suas estruturas para incluir aposentados, de forma que eles possam contribuir com a luta pela garantia não apenas de seus direitos, mas também daqueles que hoje estão na ativa”, iniciou o representante do Paraná na Comissão Nacional das Aposentadas e Aposentados da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.
Von der Osten, que já foi presidente do Sindicato, da Fetec-CUT/PR e da Contraf-CUT, foi o responsável por coordenar o encontro, fazendo um resgate histórico da organização nacional dos aposentados e aposentadas. Ele citou a primeira luta da Comissão Nacional da Contraf-CUT, em defesa do Plano de Saúde dos aposentados do Itaú, falou sobre o planejamento estratégico e pontuou os próximos eventos. Além da Conferência Estadual, serão realizadas a 1ª Conferência Nacional Livre das Bancárias e Bancários Idosos e Aposentados, no dia 02 de julho, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo; e a 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro, que será nos dias 02 e 03 de julho, também na sede da Contraf-CUT.
Foto: Joka Madruga
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiário de Curitiba e região