Nesta terça-feira, 24/06, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região participaram da solenidade de lançamento da exposição fotográfica “Rostos e Memória do Trabalho e do Trabalhador – História do Povo de Umuarama”. O evento foi realizado no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, e foi organizado pela Fundação Cultural de Umuarama, como parte da programação das comemorações do aniversário de 70 anos do município. A exposição ficará disponível no saguão do Centro Cultural por alguns dias e após será levada para outros espaços da cidade, para que chegue ao maior número possível de moradores da cidade.
A iniciativa e a organização da exposição foi da professora Silvia Eliane de Oliveira Basso e do professor Francisco Ferreira Junior, ambos do campus de Umuarama do IFPR (Instituto Federal do Paraná) e é resultado de uma parceria entre o Instituto e a Fundação Cultural. A mostra reúne fotos do acervo da Fundação Cultural, com imagens de trabalhadores e trabalhadoras anônimas durante suas atividades laborais. As fotos escolhidas para a exposição são dos anos 1970 e 1980 do século passado.
Wilson de Souza, presidente do Sindicato e presente a solenidade, elogiou a iniciativa: “As instituições e profissionais envolvidos com o projeto estão de parabéns por valorizar quem de fato constrói uma cidade e é diretamente responsável pelo seu desenvolvimento social e econômico”. Wilson ainda assinalou que “o Sindicato dos Bancários ficou extremamente lisonjeado com o convite personalizado para participar do evento, enviado pela Fundação Cultural de Umuarama, e ainda mais lisonjeado ao se deparar com uma das fotos expostas: uma imagem dos empregados e empregadas da Caixa Eonoômica Federal em greve no ano de 1985, com a presença de Paulo Aguilera, ex-dirigente do Sindicato”.
Além de Wilson, representaram o Sindicato no lançamento da exposição os dirigentes Edilson José Gabriel, Paulo Claviço, Elias Soares e Maria Cristina Ramos.
Foto: Alessandro Salgado
Fonte: Pactu