Nesta terça, 01/07, o Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região realizou uma manifestação contra o fechamento da agência do Itaú Unibanco de Iretama. Durante o protesto, os dirigentes distribuíram um manifesto para clientes, usuários e a população em geral, destacando que os lucros astronômicos atingidos pelo banco permitiriam a manutenção do funcionamento da unidade no município.
Além da manifestação, o Sindicato também enviou um documento endereçado ao prefeito municipal Same Saab (PSD), solicitando sua intervenção, no sentido de evitar o fechamento da agência e apontando os prejuízos econômicos e sociais para o município, caso o anúncio do banco se concretize. O Sindicato também procurou o presidente da Câmara Municipal, Charles Rodrigo Vitti (MDB), para quem também foi solicitado apoio para a mobilização contra o fechamento da agência do Itaú.
Bruno Murante da Silva, presidente do Sindicato, afirmou: “lamentamos imensamente o descaso do Itaú com as consequências do fechamento de uma agência bancária como a de Iretama: são trabalhadores e trabalhadoras da vigilância e dos serviços gerais que perdem o emprego; são bancárias e bancários, quando não são demitidos, enfrentam um período de insegurança e incertezas; são clientes e usuários que são obrigados a movimentar suas contas em outras cidades. Neste caso, em Roncador, a quase trinta quilômetros de Iretama”, informou o dirigente.
Ainda segundo Bruno, a previsão é que a agência encerre suas atividades no dia 30/07. Até lá, o Sindicato continuará sua mobilização para tentar evitar o fechamento da unidade.
Alem de Bruno, representaram o Sindicato na manifestação os dirigentes Leonice Cazarin de Mattos Silva e Luis Marcelo Legnani.
Foto: Luis Marcelo Legnani
Fonte: Pactu