Durante o mês de junho, os Sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) realizaram assembleias para eleição de delegados e delegadas para a 17ª Plenária Estadual da CUT-PR (Central Única dos Trabalhadores do Paraná). A 17ª Plenária será realizada em Foz do Iguaçu, em 01 e 02/08/2025.
O Estatuto da CUT prevê a realização de congressos a cada quatro anos, onde é eleita a Direção da entidade e elaborado o Plano de Lutas para o quadriênio seguinte. Entre um congresso e outro, é realizada uma Plenária para discussão da Conjuntura Política e Econômica e atualização do Plano de Lutas, além de eventualmente ser suprida alguma vacância na Direção.
Wendrel Minare Vieira, coordenador dos Sindicatos do Pactu e Secretário de Finanças do Sindicato dos Bancários de Paranavaí, lembrou que “a CUT é maior central sindical da América Latina e quinta maior do mundo. Ao longo de quase 42 anos de história, a CUT teve papel decisivo em favor da classe trabalhadora em inúmeras situações, como a Constituinte de 1988, o impeachment de Collor em 1992, a luta contras as privatizações dos bancos públicos nos governos de FHC, Temer e Bolsonaro e a valorização do Salário Mínimo. Por isso, é muito importante para os Sindicatos a participação em todos os seus fóruns de debate e de decisão”, concluiu o dirigente.
Os Sindicatos do Pactu elegeram os seguintes delegados e delegadas: Paranavaí, Wendrel Minare Vieira; Campo Mourão, Leonice Cazarin de Mattos Silva; Toledo, Fernando Augusto Comassetto; Umuarama, Sara Diene Alves Mazuchini da Cruz; Guarapuava: Ivan dos Santos. Além dos mencionados acima, também participam da Plenária Wilson de Souza, de Umuarama, eleito delegado pela CUT Regional Noroeste, e Edilson José Gabriel, também de Umuarama, delegado nato, por ser membro da Direção Estadual da CUT-PR.
Foto: Elias Soares
Fonte: Pactu