O Dia Nacional de Mobilizações realizado pelos empregados da Caixa Econômica Federal no último dia 17 foi fundamental para que a empresa aprovasse, no dia seguinte, a readmissão da primeira leva dos demitidos pelo RH 008. Graças à participação em peso do bancário, foi possível reverter a situação de cerca de cem trabalhadores que se encontravam reintegrados precariamente, por força de liminares.
A avaliação é da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que se reuniu na última sexta feira para debater o processo de mobilização em torno das negociações permanentes, principalmente os itens RH 008, PCS/PCC, implantação do novo plano da Funcef e Jornada de Trabalho.
Para os integrantes da Comissão, a possibilidade de readmissão, embora parcial, é uma das mais importantes conquistas para o conjunto dos empregados, pois é o início da reparação de uma injustiça cometida pelas administrações anteriores com vistas a um projeto maior que era a privatização da Caixa, e que incluía, como uma de suas facetas, o menosprezo aos direitos dos empregados.
A CEE também definiu a formação de uma subcomissão que deverá elaborar proposta para viabilização de seminário para dirigentes e militantes sobre PCS/PCC e Funcef, que deverá ser apreciada na próxima reunião da CEE, a ser realizada na semana de 30/05 a 03/06. Os dirigentes sindicais também vão solicitar uma audiência com o presidente da Caixa, Jorge Mattoso para entrega de documento solicitando celeridade na implantação do novo plano da Funcef e maior efetividade nas negociações permanentes.
“Foi avaliado também que é necessário dar continuidade ao processo de mobilização, porém devemos aguardar a próxima reunião da Executiva Nacional dos Bancários, que deverá ocorrer no dia 24 próximo, e que finalizará os debates sobre organização e estratégia de Campanha Salarial Nacional da Categoria, para que não haja conflito nas atividades propostas”, afirmou Plínio Pavão, coordenador da CEE e secretário de Saúde da CNB/CUT.
Sobre a Campanha Salarial, os integrantes da CEE avaliaram, mais uma vez, como acertada a deliberação da Executiva Nacional de que a Campanha Salarial deste ano deve manter a estratégia dos dois anos anteriores para a consolidação da unidade da categoria.
Encaminhamentos – Plínio ressaltou que os sindicatos devem agora orientar e organizar os bancários que estão reintegrados por liminar contra o RH 008, para que, se desejarem, beneficiem-se das condições oferecidas, com base nas negociações, que são as seguintes: pagamento de todos os direitos relativos ao período não trabalhado, tais como FGTS, recolhimento de contribuição para a Funcef e INSS, Licença Prêmio, APIP e contagem de tempo, excluindo-se apenas os valores de salário, relativos ao mesmo período. Em contrapartida os interessados deverão abrir mão de suas reclamações.
Os sindicatos devem ainda organizar e orientar os aposentados até o mês de fevereiro de 95, para que, se desejarem, beneficiem-se dos termos negociados para restabelecimento do Auxílio Alimentação. “É importante enfatizar que os que não possuem ação, devem preenchem o requerimento para restabelecimento do pagamento do benefício até 30/06, impreterivelmente”, lembrou Plínio.
A CEE ainda orienta os sindicatos a realizarem até o próximo dia 31 as eleições de delegados sindicais.
E informar a CEE/CNB até esta mesma data sobre todas as ações judiciais existentes contra a jornada de trabalho de 8 horas para cargos técnicos, discriminando a instância em que se encontra e o teor da decisão, se houver.
Fonte: CNB/CUT – Fábio Jammal Makhoul
Deixe um comentário