A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove, entre os dias 5 e 9 de junho, no Anhembi, em São Paulo, o seu 9º Congresso. O encontro deve receber mais de 2 mil pessoas entre delegados, convidados e observadores nacionais e internacionais. Para representar 20 países, cerca de 35 entidades já confirmaram presença.
“Será, com certeza, um dos maiores e mais importantes congressos que a CUT já realizou”, diz o secretário nacional de Comunicação da central, Antonio Carlos Spis. O êxito, segundo ele, se deve “ao momento histórico que vive o país e ao crescimento da CUT e sua importância política na defesa e avanço dos direitos dos trabalhadores”.
O 9º Concut começa às 19h30 do próximo dia 5. Para a cerimônia de abertura são aguardados representantes de todas as centrais sindicais, de partidos políticos e organizações dos movimentos sociais. Os mestres-de-cerimônia serão Sérgio Mamberti e Letícia Sabatella.
Em 6 de junho, além das atividades de plenário restritas aos delegados do Congresso, haverá uma conferência pública com o filósofo italiano Antonio Negri e o sociólogo Emir Sader. Eles discutirão “A CUT e seu papel na construção de um projeto nacional e sua relação com governos democrático-populares e movimento social”. A conferência terá início às 15h30.
A partir das 13h do dia 7, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará debate sobre a política internacional do governo Lula. A nova direção nacional da CUT será anunciada no dia 9, às 15 h, após apuração dos votos de aproximadamente 2.500 delegados, representantes de sindicatos cutistas de todo o Brasil.
Fonte: Informes
Deixe um comentário