Qual a instituição no Brasil que se encontra na ponta dos programas de transferência de renda do governo federal? Acertou a resposta quem cravou Caixa Econômica Federal. A empresa viabiliza o Bolsa-Família e vários outros programas sociais, atuando como principal agente das políticas públicas e ajudando a propagar a idéia de que, de fato, a sociedade e o país precisam de uma instituição com este perfil.
No caso do Bolsa-Família, a Caixa teve peso decisivo no processo de estruturação do cadastro do programa, repassando recursos para a população de baixa renda. São mais de 80 milhões de benefícios pagos anualmente em todo o país, atingindo o patamar de R$ 5,3 bilhões repassados a 9 milhões de famílias beneficiadas.
Em outros programas sociais, a presença da Caixa é igualmente significativa. Os exemplos estão no Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Cartão-Alimentação, Auxílio-Gás, PETI, Agente-Jovem, Auxílio-Aluno, Garantia Safra, De Volta pra Casa, Pró-Jovem, Bolsa-Atleta e Emergencial contra Seca. Para esses programas, a empresa desembolsa recursos da ordem de R$ 6,48 bilhões e paga por ano um total de 173,64 milhões de benefícios.
Cerca de 70% dos pagamentos dos programas sociais do governo por meio de cartões magnéticos são efetuados nas unidades lotéricas. Boa parte dos recursos que a Caixa obtém com os correspondentes bancários é destinada ao governo federal, sobretudo em forma de repasses aos beneficiários sociais. Ao atuar desta maneira, a Caixa colabora para que o Brasil e a sua ainda precária distribuição de renda mudem. Os reflexos disso já se fazem notar na queda da mortalidade infantil e no nível da desnutrição.
Fonte: Fenae Net
Deixe um comentário