Em todo o país, categoria cruza os braços pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho
Nesta terça-feira, 18 de setembro, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/FS), organizam o Dia Nacional de Lutas, pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho da categoria.
Cerca de 100 empresas – as mais importantes do setor automotivo e siderúrgico no país – que abrangem aproximadamente 200 mil trabalhadores em 13 estados do Brasil, realizarão paralisações parciais e protestos de advertência para demonstrar a importância do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho. O presidente nacional da CUT, Artur Henrique, participa pela manhã das paralisações na Volkswagen, em São Bernardo, a partir das 6h, junto com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijoó, e outras lideranças cutistas.
Atualmente, há cerca de 1,8 milhão de metalúrgicos empregados no país. A categoria luta, entre outros pontos, pela criação de um piso salarial nacional de R$ 1,3 mil, a redução da jornada de trabalho das atuais 44h, para 40h semanais sem redução de salários e contra a terceirização que precariza as relações de trabalho.
Os metalúrgicos também lutam no momento pela ratificação da Convenção 158 da OIT, contra a demissão imotivada. Na última semana, a presidenta do STF, Ministra Ellen Gracie reconheceu a relevância e a representatividade da documentação entregue pelo presidente da CNM/CUT, Carlos Alberto Grana, e incorporou a documentação da Confederação ao processo que tramita no STF, para servir como base de sustentação a favor da ratificação. Para saber mais sobre o assunto, acesse o endereço eletrônico http://www.cnmcut.org.br/verCont.asp?id=5986.
O Dia Nacional de Lutas serve para chamar a atenção dos patrões para a nossa pauta de reivindicações que luta por salário igual para um trabalho igual. Não podemos aceitar as diferenças absurdas de salário e condições de trabalho que existem nas diversas regiões do país, disse Carlos Alberto Grana. As ações começam nas primeiras horas do dia 18 e se estendem por toda a terça-feira em todo o país.
Valter Bittencourt – MTb 48.562
Assessoria de Imprensa CNM/CUT
Para mais informações, entrar em contato com Carlos Alberto Grana (presidente) (11) 9101-4825 ou Valter Sanches (secretário-geral) (11) 9104-2236. O telefone da assessoria de imprensa da CNM/CUT é (11) 5584-8440, ramal 119 ou (11) 7309-6353 – falar com Valter Bittencourt.
Por CNM/CUT e CUT. Publicado: 17/09/2007 – 17:03.
NOTÍICA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.