fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:56 Sem categoria

Lula: não está longe o dia em que brasileiros não precisarão mais emigrar

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (3) que “não está longe” o dia em que os brasileiros não precisarão mais emigrar em busca de melhor condição de vida. A afirmação foi feita durante a posse dos membros do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior, no Palácio Itamaraty, no Rio.

“Sonho que não está longe o dia em que só estará no exterior, o brasileiro que quiser estar no exterior. Ele não estará mais fora, fugindo daquele tempo tenebroso em que nós passamos 20 anos sem gerar emprego em lugar nenhum desse país. Muitos de vocês foram embora para garantir o direito de comer outra vez. Esse país está pronto para garantir o direito de comer a todos os brasileiros aqui dentro do Brasil”, ressaltou.

Segundo Lula, o Brasil oferece atualmente mais oportunidades do que muitos países ricos. Ele disse que, se a economia brasileira continuar crescendo, “não faltará lugar para que os brasileiros retornem do exterior”. Hoje, cerca de 3 milhões de brasileiros vivem em outros países, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

O presidente também disse que é preciso que os países respeitem os imigrantes e citou, como exemplo, o Brasil que, no auge da crise econômica, em 2008 e 2009, legalizou 150 mil estrangeiros ilegais, como paraguaios e bolivianos.

“Quando na crise econômica de 2008, alguns países europeus começaram a perseguir os imigrantes, aqui no Brasil nós legalizamos mais de 150 mil paraguaios e bolivianos, para dizer que nós não vamos resolver o problema da incapacidade de governança dos dirigentes, jogando a culpa nos coitados dos imigrantes”, afirmou o presidente.

Lula voltou a fazer um balanço de seu governo, dizendo que não deixou nenhuma “herança maldita” para a presidenta eleita, Dilma Rousseff, e que ele jamais imaginou que o Brasil estaria numa posição tão privilegiada como neste momento.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

============================

Especialista diz que combate à pirataria avança, mas que números ainda são alarmantes

Brasília – O Brasil tem avançado em relação ao combate à pirataria, disse hoje (3), Dia Nacional de Combate à Pirataria, o advogado especialista em propriedade intelectual Guilherme Doval. Segundo ele, o Brasil não está mais na lista de países críticos, mas em observação em relação ao problema.

“O mercado pirata vem diminuindo a cada ano. Estamos investindo no mercado formal e no combate. Mas tenho que afirmar que os números ainda são alarmantes”, afirmou Doval em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

O advogado disse ainda que a maior vítima dessa prática é a nação brasileira. “Temos estimativas que dizem que cerca de R$ 30 bilhões são perdidos em tributos todo ano por causa do mercado pirata. O Estado tem se mobilizado para tentar combater esse mal. Temos números melhores do que há 10 anos, mas que ainda são muito ruins comparados ao resto do mundo. Portanto, o cenário ainda não é o ideal, mas tem melhorado”.

Segundo Doval, estima-se que cerca de 50% dos softwares (programas de computador) no Brasil são piratas. Na sua opinião, outro setor que causa grande preocupação é o de produtos farmacêuticos.

“A população pensa que ao adquirir um CD ou DVD pirata, a diferença de preço justifica a opção por comprar falsificado. Será mesmo que o preço do original é realmente muito alto para justificar essa compra? Tem muita gente que adquire esses produtos sem saber que são piratas. A pirataria está em diversos segmentos, praticamente em todos”, acrescentou.

Ele lembrou que a pirataria é crime tanto para quem vende, quanto para quem compra. O comprador pratica crime de receptação. As campanhas são focadas em quem vende, mas certamente quem compra também está assumindo o risco.”

Por Agência Brasil. Edição: Graça Adjuto.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close