fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:59 Sem categoria

Trabalhadores bancários reafirmam compromissos com a organização do ramo financeiro

Paraná realiza Pré-congresso da Contraf-CUT

Os trabalhadores bancários de todo o Paraná estiveram reunidos em Curitiba, nesta terça-feira, 06 de março, para o pré-Congresso estadual que antecede o 3º Congresso da Contraf-CUT. O encontro, promovido pela FETEC-CUT-PR, tem como objetivo discutir previamente o texto-base elaborado pela direção da Confederação e tirar as propostas da Federação para o plano de ação que norteará a próxima gestão da entidade nacional. O 3° Congresso da Contraf-CUT acontece entre 30 de março e 01 de abril, em Guarulhos (SP).

Valorizando a participação estadual – Além da direção da FETEC-CUT-PR e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, o pré-Congresso contou com a participação do atual presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que fez uma análise de conjuntura e balanço da gestão. “Pretendemos, no próximo triênio, manter uma gestão pautada no diálogo e na união, dando seguimento ao modelo de organicidade já adotado atualmente. Teremos como temas prioritários a defesa do emprego, a discussão da remuneração variável e as melhorias na saúde e nas condições de trabalho”, destacou Cordeiro.

Ao longo do dia, a plenária também avaliou o texto-base elaborado pela Confederação e fez sugestões. “Trata-se de uma oportunidade muito rica para o Paraná apresentar e debater suas posições, bem como para darmos nossa contribuição para a próxima gestão da Contraf-CUT”, afirmou Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR.

Neste ano, cada Federação filiada ou orgânica da CUT deve realizar seu pré-Congresso, com a participação dos delegados eleitos em assembleia. Trata-se de uma inovação, que visa ampliar os debates e fortalecer a participação dos estados. Os delegados eleitos para representar Curitiba e região são: Otávio Dias, Genésio Cardoso, Carlos Kanak, Eustáquio Moreira, Ana Fideli, Ana Smolka e Cristiane Zacarias. Os suplentes são Karla Huning e Márcio Kieller. “Pela primeira vez, estão acontecendo debates regionais, antes do Congresso da Contraf-CUT, o que podemos considerar como mais um avanço na gestão participativa que vem sendo realizada na Contraf-CUT”, pondera Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

3º Congresso da Contraf-CUT – O evento acontece nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril, em Guarulhos (SP). Durante o Congresso, será eleita a nova direção da Confederação, para o triênio de 2012-2015. “Estamos atravessando um momento histórico no Brasil e no mundo, com grandes oportunidades e desafios. Para tanto, precisamos avaliar a conjuntura, fazer um balanço da nossa gestão, definir estratégias e posicionar o movimento sindical para disputar os rumos do país”, avalia o atual presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. Os temas centrais para os debates são: Conjuntura Nacional e Internacional; Balanço da Gestão 2009-2012; e Estratégia da Contraf-CUT. “Nosso objetivo é fortalecer a organização e a mobilização dos trabalhadores do ramo financeiro”, completa Cordeiro.

Saiba mais: Pré-congresso da Contraf-CUT acontece nesta terça em Curitiba

Por: Renata Ortega

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close