Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Com capacidade instalada de 361 megawatts (MW) e um aporte de cerca de R$ 1,4 bilhão, a Usina Mauá, localizada no Paraná, inaugurará comercialmente duas de suas cinco turbinas a partir da próxima quarta-feira (12), gerando energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN). As demais turbinas encontram-se na fase de testes e devem entrar em operação até o final de janeiro de 2013, com geração suficiente para atender 1 milhão de consumidores.
“Já começamos a gerar renda com esse empreendimento. Sabemos que se trata de bom negócio e que os próximos 30 anos [prazo da concessão da usina] serão tempo mais que suficiente para obtermos todo o retorno [e lucro] pelo investimento feito”, disse à Agência Brasil o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto.
A concessão de Mauá pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, formado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel ), detentor de 51% do empreendimento, e pela Eletrosul Centrais Elétricas/Eletrobras, com 49%.
“Para nós é ainda mais especial por essa usina representar nosso retorno à geração de energia no Paraná”, acrescentou Mescolotto, após lembrar que a Eletrosul havia atuado nas usinas de Salto Osório e de Santo Santiago – antes de serem privatizadas, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.
O empreendimento está entre os previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foi construído entre os municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Ortigueira, aproveitando a força das águas do Rio Tibagi. A barragem tem 745 metros de comprimento na crista e 85 metros de altura máxima. A superfície do reservatório tem 84 quilômetros quadrados.
A Eletrosul pretende ampliar a atuação na geração de energia limpa, em especial nas fontes eólicas. “Vamos participar do leilão A-5 [de contratação de energia de reserva, a partir de fontes hidrelétrica, eólica e termelétrica] da próxima sexta-feira [14]. Nele, teremos uma dedicação especial para a eólica”, antecipou Mescolotto.
“Vamos nos tornar o maior player de [geração de energia] eólica no Sul. Já temos empreendimentos prontos e em construção. Em Santana do Livramento [RS], temos uma geradora com capacidade de 90MW em operação comercial. Há outros 480 MW em construção também no Rio Grande do Sul. Um em Santa Vitória do Palmar, e outro em Chuí”, informou.
“Nós sabemos do potencial para energia eólica no limite com o Uruguai, onde há ventos muito bons, comparáveis com os do Nordeste”, acrescentou o presidente da Eletrosul.
Edição: Carolina Pimentel
Notícia colhida no sítio http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-12-10/eletrosul-coloca-nova-usina-em-operacao-e-vai-disputar-eolicas-em-leilao
==============================
Hidrelétrica Mauá inicia operação comercial
Primeira unidade geradora já abastece o Sistema Interligado Nacional
Desde a 0h desta sexta-feira, dia 23 de novembro, a unidade geradora 1 da Usina Hidrelétrica Mauá está operando comercialmente. Com isso, a energia gerada já abastece o Sistema Interligado Nacional (SIN).
A unidade tem 117,36 megawatts de potência e iniciou operação em regime de teste no dia 9 de novembro. Este é o primeiro dos cinco grupos geradores da UHE Mauá a entrar em operação comercial. As demais (outras duas de igual potência também na Casa de Força Principal e duas com potência de 5,5 megawatts na Casa de Força Complementar) estão em fase de testes.
A Hidrelétrica Mauá foi construída no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (PR) e totaliza potência instalada de 361 megawatts – energia suficiente para atender a aproximadamente 1 milhão de pessoas. A concessão pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, formado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), com 51%, e pela Eletrosul Centrais Elétricas, com 49%. Juntas, as estatais investiram cerca de R$ 1,4 bilhão no empreendimento, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Publicado em 23.11.12
Notícia colhida no sítio http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2FEBD9434F8D0AF23803257ABF0074ABEB
=============================
Hidrelétrica Mauá começa a operar comercialmente – 23/11/2012 17:50
A Hidrelétrica Mauá foi construída no Rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (PR) e totaliza potência instalada de 361 megawatts – energia suficiente para atender a aproximadamente 1 milhão de pessoas.
A concessão pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, formado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), com 51%, e pela Eletrosul Centrais Elétricas, com 49%. Juntas, as estatais investiram cerca de R$ 1,4 bilhão.
A usina será oficialmente inaugurada pelo governador Beto Richa no dia 12 de dezembro.
=============================
Parabéns aos engenheiros!
11/12/2012
Hoje, 11 de dezembro, é comemorado em todo o país o Dia do Engenheiro. A data nos faz refletir sobre a importância desses profissionais, que com seus inúmeros conhecimentos, aplicados nas mais diversas áreas, ajudam a construir o presente e projetar o futuro. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, parabeniza a todos os profissionais da engenharia brasileira!
Notícia colhida no sítio http://www.senge-pr.org.br/noticias.asp?codigo=568&titulo=Parabens_aos_engenheiros!