fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:11 Sem categoria

Sindicato de Londrina paralisou seis agências do Itaú

Sindicato de Londrina paralisa hoje seis agências do Itaú

Neste Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Itaú, seis agências do banco foram paralisadas em Londrina

Diretores do Sindicato distribuem Carta Aberta aos clientes e a população denunciando a verdadeira face do Itaú

Ontem, 10 de junho, Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Itaú, o Sindicato de Londrina paralisou seis agências do banco na cidade que operam em horário estendido. As atividades estão ocorrendo em diversas regiões do país para denunciar a verdadeira face do maior banco privado do Brasil e cobrando mais contratações, condições dignas de trabalho e de atendimento, mas segurança e o fim das metas abusivas.

Patrocinador oficial da Copa do Mundo, o Itaú propaga em campanha de mídia o slogan “Vamos torcer e jogar todos juntos”. Mas a realidade no banco é outra. Em carta aberta elaborada pela Contraf-CUT e distribuída aos clientes, os bancários denunciam que o Itaú está jogando mesmo é contra o emprego, contra a segurança e também contra a população.

Clique aqui para ler a carta aberta.

Em 2013, o balanço do Itaú apontou um lucro líquido de R$ 15,8 bilhões, valor que representa o dobro dos investimentos feitos na construção e reformas de estádios para a Copa do Mundo. No primeiro trimestre deste ano, o lucro chegou a R$ 4,5 bilhões.

“Somados, estes dois exorbitantes resultados financeiros equivalem ao que o Governo Federal destinou ao Programa Bolsa Família no ano passado, atendendo cerca de 14 milhões de famílias”, compara Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina e representante da Fetec-CUT/PR na COE Itaú.

De março do ano passado até hoje, o Itaú fechou 3.500 postos de trabalho no país, aumentou as metas e ampliou os casos de adoecimento em seu quadro. “Somente na base de Londrina ocorreram 21 demissões este ano. Com isso, o atendimento ficou mais precário, com muita demora, filas enormes e reclamações daqueles que são obrigados a pagar tarifas caras para manter suas contas no banco”, denuncia.

Insegurança

Cesar lembra que na ânsia de elevar ainda mais seus ganhos, o Itaú está criando um novo modelo de agência, que não dispõe de vigilantes e nem mesmo de porta com detector de metais, colocando em risco as vidas dos funcionários e clientes. “Em Londrina, uma destas unidades foi assaltada recentemente, demonstrando que este tipo de estabelecimento é totalmente inseguro, além de desrespeitar a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos”, acrescenta.

Apesar de não terem baterias de caixas formais, estas agências de negócios contam com hall de atendimento eletrônico, onde são feitos saques e abastecimento constante de dinheiro, ficando assim largadas à própria sorte por falta de segurança.

De acordo com o diretor do Sindicato de Londrina, neste Dia Nacional de Luta os funcionários do Itaú estão juntos com os brasileiros para soltar um estrondoso grito contra a exploração.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR

Close