fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:54 Sem categoria

Conferência Estadual aponta propostas do PR sobre políticas públicas

Com a participação de aproximadamente 1.000 delegados e delegadas de vários municípios do Paraná, foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto, em Curitiba, a 11.ª Conferência Estadual de Saúde. Estiveram presentes os segmentos dos usuários do SUS (Serviço Único de Saúde), dos trabalhadores da área da saúde, dos prestadores de serviços e dos gestores municipais e estaduais Os Sindicatos do Vida Bancária foram representados pelos diretores Ademir Vidolin, da Fetec-CUT-PR, Acácio dos Santos, de Londrina, e Divair da Silva, de Arapoti, e Edilson Gabriel, de Umuarama.

Nos três dias de debates foram debatidas 580 propostas levantadas na Conferências Municipais, que resultaram em 40 a serem encaminhadas ao evento nacional, que ocorerá entre os dias 23 a 26 de novembro, em Brasília.

As discussões ocorreram em torno de quatro eixos: 1) Consolidação das Redes de atenção à Saúde no Paraná; 2) Fortalecimento do Controle Social na Saúde; 3) Participação do Cidadão na Promoção da Sua Saúde; e 4) Financiamento, Democratização e Qualidade da Gestão Pública em Saúde. Para embasar os debates, foram realizadas 12 oficinas abordando esses temas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com Vidolin, as “quase 600 propostas aprovadas nesta conferencia farão parte do planejamento da gestão 2015-2019 do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Paraná, que será representado por 36 entidades. Das 40 propostas enviadas à conferência nacional, a ser realizada no início de dezembro deste ano, irão compor as diretrizes, investimento e ações práticas nacionais que o governo deverá aplicar na questão da saúde”. O dirigente disse também que o principal objetivo do encontro foi conquistado e que as entidades estarão de olho para ver como os recursos serão aplicados. “Felizmente, conseguimos manter a vaga oficial da CUT para participar da CES  (composta por 50% de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25% por gestores e prestadores), que era nossa meta. Agora, teremos uma das coisas importantes para 2015, que é fiscalizar a aplicação dos 12% da arrecadação do governo do Estado para questões da saúde, conforme determina a lei, na aplicação dos custeios da questões da saúde”, comenta.

Fortalecimento do SUS

Segundo Acácio dos Santos, uma das principais propostas aprovadas na Conferência Estadual é a que defende o SUS enquanto um programa de saúde pública voltado para todos, sem distinção, e manter o seu controle social. “Foi definido buscar o fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS, através de ações voltadas para resgatar sua imagem e desconstruir a fragilidade que foi formada em torno dele. Para isso, é preciso consolidar a participação popular no seu controle”, argumenta o diretor do Sindicato de Londrina.

As propostas defendem ainda maior volume de repasses do Governo Federal e dos Estados para a manutenção dos serviços, extensão da vacinação contra a gripe para toda a população, investimentos na capacitação dos conselheiros, revisão dos valores da Tabela de Procedimentos do SUS, entre outras.

Durante o evento também foram eleitos os representantes do Paraná na Conferência Nacional de Saúde. Acácio dos Santos foi um dos escolhidos como delegado titular do segmento dos trabalhadores no campo da CUT e Divair da Silva como suplente.

Fonte: Vida Bancário

Close