Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) aponta que a maioria da população brasileira acredita que houve uma tentativa de golpe no Brasil contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – e que essa trama golpista foi protagonizada por Jair Bolsonaro e militares.
Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros consideram que Bolsonaro e militares tentaram um golpe para impedir a posse de Lula em janeiro de 2023, sendo que 48% deste total acreditam que a articulação golpista contou com a participação direta do ex-presidente.
Em 21 de novembro, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e outras 36 pessoas, entre militares e membros de seu governo, por abolição violenta do estado democrático de direito, por golpe de estado e organização criminosa.
O estudo da Quaest aponta ainda que até mesmo bolsonaristas estão convencidos de que Bolsonaro tentou um golpe. 39% dos eleitores do ex-presidente concordam com os apontamentos da PF, enquanto 51% deles dizem que não houve trama golpista no país.
A pesquisa mostra também o apoio massivo da população à prisão dos golpistas. 75% afirmam que as pessoas que já foram presas no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe deveriam ser condenadas.
O levantamento da Quaest contou com 8.598 entrevistas realizadas entre os dias 4 e 9 de dezembro.
Fonte: Revista Fórum