fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:08 Bancos, Destaque

Fetec realiza 27.ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Paraná

Situação política econômica do Brasil, inteligência artificial, saúde do trabalhador, entre outros pontos ditaram a dinâmica da 27.ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Paraná neste sábado (8). O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR), foi realizado de forma online, por meio da plataforma Zoom Webinar.

Apresentado pelo secretário-geral da Fetec/PR, Ewerton Luís Lopes, a conferência iniciou com a leitura e aprovação do regimento pelos participantes da conferência. Na sequência, com a presença da jornalista do Brasil de Fato, Ana Caldas, do secretário de comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT), Elias Jordão, da secretária do ramo financeiro da Fetec/PR, Katlin Sales, do secretário-geral da Fetec/PR, Ewerton Luís Lopes, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR), Marcio Kieller, foram debatidos temas de interesse não apenas da categoria bancária, mas da classe trabalhadora como um todo, como fim da escala 6×1, saúde dos trabalhadores, o momento político econômico atual, com a guerra tarifária e como a extrema direita demonstra sua vocação para capacho dos Estados Unidos, entre outros.

Os presidentes dos 10 sindicatos filiados da Fetec/PR (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) participaram da conferência por meio de vídeos, destacando a importância de debater com a categoria bancária.

Inteligência Artificial

A primeira mesa da conferência teve como tema “Os desafios do ser humano em um mundo cada vez mais artificial”. Para falar mais sobre o assunto, foi convidado o Professor José Vital (Teia Digital). Na mesa, além de Vital, estavam presentes a jornalista Ana Caldas, o secretário-geral Ewerton Luís Lopes e o secretário de formação da Fetec/PR, Pablo Dias. O representante da Regional Pactu, Wendrel Minare, esteve presente de forma online.

Lopes trouxe para os participantes que a evolução da IA está ocorrendo cada vez mais rápida e que há a preocupação de que os bancos e empresas usem este artifício para reduzir o número de trabalhadores em vez de garantir que os funcionários possam trabalhar menos e garantir uma melhor qualidade de vida

Saúde do trabalhador e suas implicações jurídicas

Com a participação do advogado Rodrigo Thomazinho Comar (Gasam Advocacia) e o professor Francis Kanashiro Meneghetti (UFPR), além do presidente da Fetec/PR, Deonisio Schmidt, e da secretária de saúde da Fetec/PR, Vanderleia de Paula, a mesa 2 tratou de debater questões relativas à saúde do trabalhador.

Em linhas gerais, Meneghetti falou sobre a importância do que realmente importa e que trabalho é apenas uma parte da vida, não o fator principal. Comar, em sua fala, tratou de abordar o papel social das empresas e como evitar a extinção de postos de trabalho por conta da tecnologia.

Análise de conjuntura nacional e internacional

A última mesa teve como convidado o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Sandro Dias. Na mesa, estiveram presentes a representante da regional Curitiba, Vandira Martins de Oliveira, e novamente o secretário de formação da Fetec, Pablo Dias.

O economista trouxe para o debate os números que comprovam em como o governo Lula vem melhorando a vida dos trabalhadores. Ele tratou de desmentir o que a grande mídia e propagadores da fake news insistem ao dizer que a inflação está descontrolada no Brasil.

Eleição da chapa

Após o término da última mesa, foi realizada uma votação para foi a escolha da chapa que irá representar a categoria bancária na 27.ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias da Contraf-CUT, em São Paulo, de 22 a 24 de agosto.

A votação teve chapa única, nomeada “Direito e Democracia”, que foi eleita por unanimidade. Foi votada também as propostas que serão levadas na conferência nacional.

As propostas são:

PRIMEIRA PROPOSTA:

Rejeitar a manutenção da taxa básica de juros da economia brasileira em 15 porcento ao ano, via Selic, e referendar a Nota da Central Única dos Trabalhadores (CUT), emitida no dia 30 de julho de 2025, intitulada “Juros baixos já! Pelo emprego, pela produção e pela soberania nacional!, disponível no endereço eletrônico https://www.cut.org.br/…/por-juros-baixos-ja-pelo…

SEGUNDA PROPOSTA:

Rever o Artigo 192 da Constituição da República Federativa do Brasil, ampliar a composição do Conselho Monetário Nacional e questionar a autoridade do Comitê de Política Monetária (COPOM) para definir a taxa básica de juros via SELIC.

TERCEIRA PROPOSTA:

Recomendar aos Sindicatos a intensificar os contatos com os mandatos populares nas casas legislativas e encaminhar os interesses diversos da classe trabalhadora.

QUARTA PROPOSTA:

Redação de moção de apoio à Proposta de Reforma Tributária encaminhada pelo Governo Federal e em exame pela Câmara dos Deputados.

QUINTA PROPOSTA

Moção de repúdio aos parlamentares da extrema-direita brasileira que atacamo poder legislativo e a democracia.foi a escolha da chapa que irá representar a categoria bancária na 27.ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias da Contraf-CUT, em São Paulo, de 22 a 24 de agosto.

A votação teve somente a chapa Direito e Democracia, eleita por unanimidade. Foi votada também as propostas que serão levadas na conferência nacional.

Saldo mais do que positivo

Para Deonísio, o saldo obtido pela conferência foi extremamente satisfatório, seja pelos assuntos abordados e/ou pela participação dos bancários. “Nossa categoria pode apreciar um debate de alto nível de assuntos que estão muito em alta neste momento. Ficamos satisfeitos com o que foi apresentado aqui na 27.ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Paraná”, afirma.

O secretário-geral da Fetec/PR, Ewerton Luís Lopes, enalteceu a participação da categoria ao longo da conferência. “Tivemos bastante participação dos bancários e bancárias no evento. É sempre interessante ter esse feedback do nosso trabalho, pois assim sabemos que estamos no caminho certo”, encerra.

Veja como foi a 27.ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Paraná

Fonte: Fetec/PR

Close