Nesta quarta-feira, 24 de setembro, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região retardou a abertura de três agências do Itaú (Comendador Araújo, XV de Novembro e João Negrão) da região central da capital. Os protestos foram contra as mais de mil demissões nacionais, realizadas pelo banco no início do mês, principalmente em São Paulo, contra o fechamento de agências e em defesa do emprego decente e dos direitos dos bancários.
Além de faixas na frente das unidades, denunciando o banco, os dirigentes sindicais também realizaram reuniões com os funcionários das agências, para informar sobre o que o Itaú vem alegando nas reuniões de negociação. No dia 15 de setembro, a Comissão de Organização dos Empregados (COE/Itaú) se reuniu com a direção do banco para exigir a suspensão das dispensas, mas a instituição se recusou a rever as demissões, alegando questões éticas e quebra de confiança. Uma nova reunião foi realizada no dia 18 de setembro, desta vez com a presença da Fenaban, e o Itaú mais uma vez se mostrou irredutível quanto a reintegração dos bancários.
“A reestruturação que o Itaú diz estar promovendo, até o momento, só resultou no fechamento de diversas agências e na demissão de muitos trabalhadores. Para os clientes e usuários, ficam as filas e o atendimento insuficiente. Para os bancários que permanecem no banco, sobra sobrecarga de trabalho, metas cada vez maiores e assédio, ou seja, um ambiente nada saudável e que leva ao adoecimento”, avalia a secretária de Saúde do Sindicato, Ana Fideli.
“O Itaú lucrou mais de R$ 22 bilhões só no primeiro semestre deste ano. É inadmissível que uma instituição financeira deste porte não tenha responsabilidade social e compromisso com a sociedade, assim como com seus clientes. O que nós esperamos do banco é que ele gere cada vez mais empregos, que contribua efetivamente com a economia do país e que tenha transparência nos processos de contratação e desligamento”, completa Fernando Augusto Camassetto, representante do Paraná nas negociações com o banco.
Vem pro Sindicato!
👩🏾💼 Ainda não se associou ao Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se.
🧑🏼💼 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias.
👨🏻💼 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter.
🧑🏽💼 Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.
👩💼 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão!

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região