fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:26 Notícias

Lula após conversa com Trump: “Vai dar uma química melhor que qualquer laboratório poderia imaginar”

O presidente Luiz Inácio da Silva classificou como “excepcional” conversa por videoconferência que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6). 

Em entrevista ao Grupo Mirante, do Maranhão, divulgada pelos perfis oficiais de Lula nas redes nesta terça-feira (7), o presidente, fazendo referência à fala de Trump na Assembleia-Geral da ONU, disse que o diálogo entre os dois “vai dar uma química melhor que qualquer laboratório poderia imaginar”

“A minha conversa com o Trump foi uma conversa muito amigável, nós ficamos de marcar uma conversa para a gente se encontrar em torno de uma mesa. Enquanto isso, o nosso pessoal vai negociando e vai tentando discutir, porque não tem sentido a taxação que foi feita ao Brasil. E eu falei para ele que, para a gente começar a conversar, é importante que comece a haver o zeramento das taxações, é importante que começa a ver isenção de punição aos nossos ministros e a gente começar a discutir com um pouco de verdade”, detalhou Lula. 

Lula ainda revelou que ambos trocaram seus números pessoais de telefone para que ambos “não precisem de intermediários” e se mostrou otimista com a retirada do tarifaço aplicado às exportações brasileiras.

Trump elogia Lula após conversa 

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma postagemem seu perfil na Social Truth, a rede social de sua propriedade, para comentar a conversa que teve com o presidente Lula na manhã desta segunda-feira (6), por vídeo conferência. O líder da Casa Branca foi bastante elogioso e positivo ao falar sobre o diálogo direto aberto com o mandatário brasileiro, que passou a ser ventilada após os dois se encontrarem rapidamente e por acaso na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, há duas semanas, ocasião em que o norte-americano ressaltou ter sentido “uma química” com o estadista sul-americano.

“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa, nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu Trump.

Horas depois, em coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, Trump voltou a elogiar Lula ao comentar a conversa que teve com o presidente brasileiro. 

“Eu tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem. Eu o conheci nas Nações Unidas. Eu estava subindo para fazer um discurso e não tinha um teleprompter. Eu estava caminhando até o meu teleprompter e disse: ‘Eu não tenho um teleprompter’”, iniciou Trump.

Em seguida, o presidente dos EUA deu mais detalhes sobre o encontro com Lula na ONU: “Pouco antes disso [seu discurso na ONU], eu me encontrei com o presidente Lula e o achei muito bom. Quer dizer, tivemos uma conversa muito boa por dois minutos. Foi um dia e tanto. Esse foi um grande dia, mas nós nos conhecemos e gostamos um do outro. Tivemos uma ótima conversa. Vamos começar a fazer negócios […] Em algum momento eu irei [ao Brasil] e ele virá aqui. Nós conversamos sobre isso.”

Foto: Ricardo Stuckert

Texto: Ivan Longo

Fonte: Revista Fórum

Close