Os funcionários e funcionárias do Santander realizaram, nesta terça-feira, 4 de novembro, o Dia Nacional de Luta. As mobilizações aconteceram em todo o país e reuniram bancários e bancárias em protesto contra o fechamento de agências, as demissões e a contratação fraudulenta de mão de obra — prática em que o banco demite trabalhadores com todos os direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e os recontrata por meio de empresas terceirizadas do próprio grupo espanhol, com perda de direitos e redução salarial.
Em Curitiba, o Sindicato organizou a paralisação das atividades na agência Portão, onde também conversou com os funcionários, e colou mensagens de protesto durante a madrugada nas demais agências do banco na região central.
“Estamos aqui na agência Portão do Santander denunciando as práticas desrespeitosas deste banco no Brasil. Hoje é um ato nacional em prol do trabalho bancário dentro do Santander, que trata de forma desrespeitosa todos os trabalhadores e seus clientes, que pagam altas tarifas e têm um retorno precarizado por parte do banco, reivindicando mais saúde, denunciando a contratação fraudulenta e reivindicando mais agências para ampliar o atendimento presencial no território nacional”, resume a dirigente sindical Lilian Graboski, funcionária do Santander.

“O Santander está impondo à população, está investindo em empresas terceirizadas, precarizando o atendimento, pagando menos aos funcionários que não são bancários para fazer o trabalho de bancário. Então esse ato nacional é um protesto contra a má qualidade no atendimento do Santander, contra a má qualidade das condições de trabalho dos funcionários, mesmo com o lucro líquido absurdo de R$ 11 bilhões nos nove primeiros meses desse ano. Ou seja, pagou todas as despesas e ainda sobrou 11 bilhões de reais, que não está vindo para a população, não está vindo como condições de trabalho. Ao contrário, o Santander já fechou 585 agências nos últimos meses”, disse o dirigente sindical Denner Halama, funcionário do Santander.

“Neste Dia Nacional de Luta em defesa dos trabalhadores e clientes do banco Santander, a Contraf-CUT, junto às federações e sindicatos de todo o país, reafirma o compromisso na defesa do emprego bancário, contra o fechamento de agências e postos de atendimento, contra as práticas antissindicais e pelo respeito à dignidade de cada bancário e bancária no Brasil”, destacou Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander.
Segundo Wanessa, o movimento sindical tem atuado de forma unificada para denunciar a precarização imposta pelo banco e defender condições de trabalho justas. “Hoje unimos nossas vozes em todo o Brasil para afirmar: basta de precarização, Santander! Queremos mais respeito, valorização e dignidade para os empregados que constroem o lucro do banco”, reforçou.
A secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT e funcionária do Santander, Rita Berlofa, também criticou duramente a postura do banco no país. “É inaceitável a forma como o Santander tem conduzido sua gestão no Brasil. Trata-se de uma total falta de respeito ao país e aos brasileiros, quando o banco, em nome de lucros que já são estratosféricos para seus acionistas, burla a lei com contratações fraudulentas e promove demissões de trabalhadores que dependem do emprego para sustentar suas famílias e garantir sua sobrevivência. Como se isso não bastasse, há também um profundo desrespeito aos clientes, que são empurrados para o atendimento automatizado, muitas vezes após o fechamento de suas agências, sendo obrigados a percorrer longas distâncias para conseguir um atendimento presencial. Para nós, trabalhadores, isso é revoltante. Mas não vamos nos calar. A luta continuará!”, afirmou Rita.
🔗 Confira a galeria de fotos das mobilizações realizadas em todo o país neste link.
Com informações da Contraf-CUT.
Vem pro Sindicato!
👩🏾💼 Ainda não se associou ao Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se.
🧑🏼💼 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias.
👨🏻💼 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter.
🧑🏽💼 Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.
👩💼 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão!

Autor: Fotos: Joka Madruga/SEEB Curitiba | Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região