O Sindicato de Londrina sediou, no dia 11 de março, mais uma oficina do PET Saúde Equidade (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), que abordou conceitos fundamentais relacionados à equidade, diversidade, interseccionalidade e justiça social, destacando a necessidade de fortalecimento de práticas comprometidas com o respeito às diferenças, com a inclusão e com a garantia de direitos no SUS (Sistema Único de Saúde).
O presidente do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, que participou da oficina, afirma que esta oficina foi dirigida a conselheiras e conselheiros municipais de saúde. “O PET Saúde é um Programa desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e do Ministério da Educação e em Londrina suas ações são de iniciativa da UEL [Universidade Estadual de Londrina], em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e diversas outras instituições e entidades, com o objetivo de permitir uma formação constante dos agentes que atuam na área da Saúde”, explica.
De acordo com a professora Marselle Nobre de Carvalho, do departamento de Saúde Coletiva e coordenadora geral do PET Saúde Equidade, ao reunir conselheiras e conselheiros de saúde em torno dessa temática, “a atividade reafirma a importância de fortalecer espaços de escuta, qualificação e participação social, reconhecendo que a promoção da equidade em saúde exige o enfrentamento das desigualdades estruturais e a valorização da diversidade presente nos territórios e nos serviços”, afirmou.
Texto: Armando Duarte Jr. com informações do informativo O PEROBAL – UEL