Os bancários do Paraná organizados pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) e seus dez sindicatos filiados (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) estão em caravana pelo estado, mobilizando a categoria, bem como a população e clientes bancários. O evento faz parte da Campanha |Nacional dos Bancários, que tem por objetivo a renovação da convenção coletiva em que estão todos os direitos conquistados durante a história. Hoje (16) foi a vez de Umuarama a receber a comitiva.
A minuta de reivindicação dá conta das questões específicas, como aumento real dos salários e benefícios, melhor distribuição dos lucros, combate ao assédio moral, jornada de trabalho, mais contratações e concurso público, bem como defendemos as pautas que envolvem a população como um todo, a exemplo da luta pela redução das taxas de juros, a inclusão de uma cadeira representativa no conselho monetário nacional, que levará para debate o olhar de quem consome, que são os trabalhadores, assim como os bancos interrompam o fechamento de agências, o que torna o atendimento bancário excludente.
O presidente da Fetec/PR, Deonisio Schmidt, avalia que a categoria está disposta a partir para a luta nesta campanha salarial “As caravanas estão passando por todos os bancos. E, o que sentimos foi uma disposição de luta muito grande dos bancários, liderados pelos respectivos sindicatos . O último acordo com os bancos vence em 31 de agosto, e a partir do lucro que construímos, os bancos podem e devem atender as nossas reivindicações”, avalia.
Veja como foi a caravana em Umuarama
Fonte: Fetec/PR