De 7 a 9 de dezembro de 2004, acontecerá o I Encontro Nacional de Pescadoras e Aqüicultoras
A realização do I Encontro Nacional de Pescadoras e Aqüicultoras atende as reivindicações históricas das trabalhadoras da pesca e aqüicultura e as orientações políticas do Governo Federal. Tem por objetivo definir estratégias de superação das desigualdades sociais, políticas e de gênero.
Estas mulheres são pescadoras artesanais, aqüicultoras, artesãs, catadoras de caranguejos e de siris, marisqueiras, isqueiras, desfiladeiras de peixes, tratadeiras de couro, entre tantasoutras ocupações. Em suas comunidades, desempenham papéis importantes no processo produtivo e nos cuidados com suas famílias, inclusive com a responsabilidade de serem chefes da família e assegurarem sozinhas o sustento do grupo. A maioria não conta com a proteção social do Estado e nem com o reconhecimento de seus direitos como trabalhadoras do setor e se vêem excluídas da participação nos espaços associativos da profissão. Não existe uma entidade nacional específica que represente e articule essas mulheres.
A realização do I Encontro Nacional abre nova oportunidade para as mulheres da pesca e aqüicultura debaterem sobre suas realidades, suas histórias, suas principais dificuldades; as relações com a natureza e as diversas expressões culturais; discutirem a conjuntura nacional e internacional; proporem formas de participação e representação; e finalmente poderem exercer plenamente seus direitos.
As delegadas do Paraná para o Encontro Nacional serão eleitas no I Encontro Estadual de Aqüicultoras e Pescadoras, o evento além de eleger a delegação do Estado, também debaterá as propostas a serem encaminhas à Brasília.
O Encontro Estadual será realizado de 10 a 12 de novembro na Associação Banestado em Praia de Leste.
Fonte: Sec. Aqüicultura e Pesca
Notícias recentes
- Feijoada do Sindicato de junho será no próximo sábado, dia 27
- Presidente da CUT convoca trabalhadores para irem às ruas dia 30 pelo fim da 6×1
- Saúde mental da população LGBTQIA+ exige enfrentamento à violência e inclusão social
- Flávio Bolsonaro teve 2.º encontro com Vorcaro em meio a negociações sobre filme de Jair Bolsonaro, revela colunista do Globo
- PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação sobre filme Dark Horse
Comentários
Por Mhais• 18 de outubro de 2004• 14:32• Sem categoria
I Encontro Nacional de Pescadoras e Aqüicultoras – 7 a 9 de dezembro
De 7 a 9 de dezembro de 2004, acontecerá o I Encontro Nacional de Pescadoras e Aqüicultoras
A realização do I Encontro Nacional de Pescadoras e Aqüicultoras atende as reivindicações históricas das trabalhadoras da pesca e aqüicultura e as orientações políticas do Governo Federal. Tem por objetivo definir estratégias de superação das desigualdades sociais, políticas e de gênero.
Estas mulheres são pescadoras artesanais, aqüicultoras, artesãs, catadoras de caranguejos e de siris, marisqueiras, isqueiras, desfiladeiras de peixes, tratadeiras de couro, entre tantasoutras ocupações. Em suas comunidades, desempenham papéis importantes no processo produtivo e nos cuidados com suas famílias, inclusive com a responsabilidade de serem chefes da família e assegurarem sozinhas o sustento do grupo. A maioria não conta com a proteção social do Estado e nem com o reconhecimento de seus direitos como trabalhadoras do setor e se vêem excluídas da participação nos espaços associativos da profissão. Não existe uma entidade nacional específica que represente e articule essas mulheres.
A realização do I Encontro Nacional abre nova oportunidade para as mulheres da pesca e aqüicultura debaterem sobre suas realidades, suas histórias, suas principais dificuldades; as relações com a natureza e as diversas expressões culturais; discutirem a conjuntura nacional e internacional; proporem formas de participação e representação; e finalmente poderem exercer plenamente seus direitos.
As delegadas do Paraná para o Encontro Nacional serão eleitas no I Encontro Estadual de Aqüicultoras e Pescadoras, o evento além de eleger a delegação do Estado, também debaterá as propostas a serem encaminhas à Brasília.
O Encontro Estadual será realizado de 10 a 12 de novembro na Associação Banestado em Praia de Leste.
Fonte: Sec. Aqüicultura e Pesca
Deixe um comentário