Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br
 
 
publicado em 13 de novembro de 2008 às 20:20:
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – INST

O Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – INST foi criado a partir de um convênio de cooperação entre a Central Única dos Trabalhadores – CUT e Confederazione Generale del Lavoro – CGIL, que através do seu organismo para a cooperação internacional , Progeto Sviluppo, intermediou o financiamento junto ao governo italiano.

Em atividade desde outubro de 1990, o INST é o órgão de assessoria técnica e política da CUT – Central Única dos Trabalhadores para a área de saúde, condições de trabalho e meio ambiente, com atuação nas áreas de documentação, formação, publicação, estudos e pesquisas.

Desenvolve projetos de formação a nível nacional e internacional dirigidos às categorias profissionais e ramos de atividade, buscando contribuir para o fortalecimento das ações e da organização dos trabalhadores, desde os locais de trabalho, para intervir nas condições ambientais e na organização dos processos de trabalho, visando à prevenção de acidentes e doenças e a promoção de saúde.

Em consonância com os princípios de CUT, de pluralidade, democracia e transparência, o modelo de gestão prevê espaços de construção de coletiva, através de fóruns estaduais e nacionais de discussão, ou seja, Coletivos Estaduais, organizados pela CUT nos estados, com a participação de sindicatos e ramos de atividade, e Coletivo Nacional de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente (CNTMA), dos quais participam dirigentes das federações e confederações nacionais e das CUTs estaduais.

Grande parte dos membros do Coletivo representa a CUT em instâncias e fóruns de negociação tripartites ou governamentais como os Conselhos Estaduais e Conselho Nacional de Saúde – CNS/MS, Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz/MTE, Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador – CIST/MS, Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS/MPSA, Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP/TEM, entre outros.

Compõem ainda o Coletivo Nacional de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, os Grupos Temáticos de Trabalho, que têm como objetivo aprofundar a reflexão e produzir subsídios técnicos e políticos sobre temas permanentes e conjunturais no campo da saúde, trabalho e meio ambiente. Participam dos GTs dirigentes sindicais e técnicos da área de saúde do trabalhador. Estão estruturados atualmente os grupos temáticos de SAT – Seguro Acidente do Trabalho, SUS – Sistema Único de Saúde, LER-DORT – Lesão por Esforços Repetitivos /Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho, Raça, Gênero, Benzeno, Saúde Mental, DST-AIDS, Previdência, Amianto e Alumínio.

DIREÇÃO

Siderlei de Oliveira – Presidente

Dary Beck Filho – Diretor financeiro

Maria Aparecida do Amaral Godoy – Diretora

Plínio Pavão – Diretor

Fernando Álvares – Diretor

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

deixe seu comentário
  1. EDUARDO ANDRADE LIMA disse:

    GOSTARIA QUE ESTE INSTITUTO INFORMASSE OS EVENTOS SOBRE SAÚDE DO TRABALHADORES ,NAS CUTS ESTADUAIS.

  2. joao dotta disse:

    gostaria de obter informações sobre condições de trabalho e saude do trabalhador, Palestras, cursos, informações,…..para que eu possa divulgar entre os trabalhadores da minha cidade (Itaqui RS). Sou um dos diretores do Sindicato da Alimentação de Itaqui RS.
    Aguardo retorno
    sds
    joao dotta

 
últimas notícias
5 de dezembro de 2018
  Laço Branco: Dia de Mobilização do Homem pelo Fim da Violência Contra a Mulher
5 de dezembro de 2018
  FETEC/PR promove seminário sobre igualdade de oportunidades em Londrina
30 de novembro de 2018
  Coletivo de Saúde inicia planejamento nacional para 2019
30 de novembro de 2018
  Ratinho quer privatizar uma das melhores empresas de banda larga do Brasil
30 de novembro de 2018
  Seminário analisou impactos da Reforma Trabalhista
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
WebmaniaBR® - Ideias em códigos