fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:10 Notícias

A fala de Tarcísio que confirmou a desistência da disputa presidencial em 2026

Nesta quarta-feira (17), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou que não deve disputar a corrida presidencial para 2026.

O aliado de Kassab estava dado como nome certo do Centrão com os bolsonaristas para ser o nome da direita no pleito de 2026, mas o desgaste político alto de Tarcísio nas últimas semanas fez com que o ânimo de sua candidatura se afrouxasse.

Além disso, o naufrágio da proposta de anistia e as pesquisas AtlasIntel e Quaest indicando uma derrota para Lula em primeiro e segundo turno tornam o cenário mais difícil para a saída do governador do cargo.

Questionado por jornalistas em Araçatuba se concorreria à presidência, Tarcísio foi enfático:

“Não. Eu pretendo concorrer à reeleição”, afirmou

Lula venceria Tarcísio por maioria ampla, afirma Quaest

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 em praticamente todos os cenários testados.

Nas simulações em que há fragmentação de candidaturas da oposição, Lula aparece com índices entre 32% e 35% das intenções de voto. Entre os adversários, Jair Bolsonaro (PL) — declarado inelegível — aparece com 24%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro surge com 18%, seguida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17%. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o menos competitivo do clã, com 14%.

Os cenários de segundo turno mostram que Lula mantém vantagem contra todos os adversários. O mais competitivo é Ciro Gomes (PDT), que ficaria sete pontos atrás. Em seguida aparecem Tarcísio (8 pontos), Ratinho Jr. (12 pontos) e Jair Bolsonaro e Romeu Zema (13 pontos). Michelle Bolsonaro e Ronaldo Caiado aparecem com desvantagens de 15 pontos.

Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Texto: Yuri Ferreira

Fonte: Revista Fórum